Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
 
 
 
Nova Concessão administrará o Centro de Exposições Imigrantes
 
Mesmo sem licença ambiental e com processo tramitando no MPSP, governador assina concessão
x  
 

22/08/13 - O Recinto de exposições Sálvio Pacheco de Almeida Prado, conhecido como Centro de Exposições Imigrantes, será administrado por uma nova concessão. O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 21, a concessão de uso e exploração da área para a empresa GL Events Centro de Convenções S.A por um período de 30 anos.

SMA-SP/Reprodução

 

O local receberá um novo pavilhão de 50 mil m², um centro de exposições de 10 mil m², além de estacionamento e um hotel com 252 quartos. O pavilhão existente, de 1978, será reformado e modernizado. Com isso o complexo ficará com uma área aproximada de 300 mil m², se tornando o maior do país.

“O Estado vai receber R$ 200 milhões, além de 1% de faturamento e investimentos. O setor, que é essencial, é a vocação de São Paulo, grande capital mundial de eventos, feiras, congressos, exposições. Hoje o setor terciário é o que mais gera emprego”, afirmou o governador.

SMA-SP/Reprodução

 

Durante o processo, foi estabelecida uma área de 50 mil m² de amortecimento para o Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI), que formará um corredor ecológico, protegendo o maior reduto de mata atlântica da cidade, com mais de 500 hectares. A secretaria da Agricultura, que também fazia parte do local, foi transferida para uma área perto do Teatro Municipal, no centro da cidade.

São esperados investimentos de 300 milhões ao longo dos 30 anos da concessão. Metade dos recursos será aplicado no entorno da área, que conta também com Jardim Botânico e o ZooSP, e serão discutidos com a população. A outra metade será aplicada no turismo de regiões do interior do Estado.

O governador ainda ressaltou o importante papel da Secretaria do Meio Ambiente e da Assembleia Legislativa em conciliar o processo com a preocupação ambiental, fomentando o desenvolvimento sustentável no Estado.

SMA-SP/Reprodução

 

Além do Secretário Bruno Covas, do Meio Ambiente, estavam presentes no evento representantes das secretarias de Planejamento, Agricultura, Turismo e também diferentes setores ligados às exposições.

Da SMA-SP
Fotos: SMA-SP

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012