Notícias
 
 
 

Pick-upau comemora Dia do Índio em aldeia guarani
Aldeia Tenonde Porã festeja data da cultura indígena

A Aldeia Guarani Tenonde Porã, a Agência Ambiental Pick-upau e a Polícia Militar do Estado de São Paulo comemoram o Dia do Índio juntas. A maior comunidade indígena da cidade de São Paulo, localizada no extremo sul da capital paulista, comemorou o 19 de abril, com várias atividades tradicionais e também da cultura juruá (não-índio).

Pick-upau/Divulgação
Adultos ensinam crianças guaranis e 'juruás' a usarem o arco-e-flecha.

A comunidade apresentou aos visitantes sua cultura, ainda bem preservada, através do artesanato, do coral de crianças guarani e da culinária. Enquanto a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do 50° Batalhão, também conhecido como “Batalhão Guarani”, levou serviços sociais à comunidade.

Pick-upau/Divulgação
Coral guarani.

Pick-upau/Divulgação
Crianças e adolescentes se apresentam.

Segundo o Ten. Cel. da Polícia Militar, Roberto Oliveira Campos, a integração com as comunidades indígenas da região do 50° Batalhão é muito importante e fundamental. “Trouxemos à aldeia Tenonde Porã um pouco da nossa colaboração através da 1ª Mini Jornada da Cidadania Guarani e da primeira aula do Programa de Resistência à Drogas e Violência para Comunidades Guaranis, que aborda o uso do álcool em aldeias.”

Pick-upau/Divulgação
Sessão de cinema para crianças com curtas da Pixar.

Pick-upau/Divulgação
Equipe de reportagem da Rede Vida grava matéria na aldeia.

A caravana levou ainda a aldeia alimentos, serviços de corte de cabelo, emissão de registro de nascimento, informações e esclarecimentos sobre programas sociais e uma sessão de cinema como exibição de curtas da Pixar, que divertiram os pequenos guaranis.

Pick-upau/Divulgação
Serviços sociais para a comunidade.

A presidente da Agência Ambiental Pick-upau, Andrea Nascimento, esteve na aldeia e também comemora a parceria com a comunidade Tenonde Porã, que ao longo de três anos vem inserindo cada vez mais a população indígena em projetos institucionais da organização, como o ‘Refazenda’, o ‘Feira Moderna’ e o ‘Atmosfera’. “Nosso trabalho em parceria com a comunidade tem surtido ótimos resultados, com dados e números concretos, temos muito que comemorar, mas acredito que isso é apenas o começo ainda vamos expandir nossas as ações às outras aldeias de São Paulo”, completa.

Pick-upau/Divulgação
Programa Viver Sustentável, da Rede Vida, grava matéria no Refazenda.

Pick-upau/Divulgação
Equipe de reportagem da Rede Vida e ativistas do Pick-upau durante intervalo das gravações.

Durante as comemorações o programa “Viver Sustentável”, da Rede Vida, também fez gravações na aldeia e produziu reportagem sobre dois projetos institucionais da Agência Ambiental Pick-upau que estão sendo desenvolvidos da comunidade, o Refazenda (www.refazenda.org.br), voltado à produção florestal e a recuperação de áreas degradas e o Feira Moderna (www.feiramoderna.org.br), que leva a comunidades indígenas e tradicionais as vantagens do comércio justo. O Programa vai ao no próximo domingo, 25 de abril, às 20h30, na Rede Vida.

Serviço:
Programa: Viver Sustentável (www.viversustentavel.net)
Emissora: Rede Vida (www.redevida.com.br)
Quando: Domingo, às 20h30
NET – canal 26
TVA – canal 73
SKY – canal 21
TEC SAT – canal 3
Sobre o programa:
O Programa Viver Sustentável, idealizado pelo professor e Deputado Federal Mendes Thame, tem como objetivo discutir questões ambientais, transformar preocupações em valores ambientais, incorporando-as no cotidiano e, assim, iniciar um processo de vida sustentável. O programa apresenta matérias e entrevistas com especialistas renomados das áreas ambiental, social e econômica. O Viver Sustentável é exibido todos os domingos, às 20h30, na REDEVIDA.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada a preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Refazenda
O Projeto Refazenda é uma iniciativa do Pick-upau, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, em parceria com o Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a aldeia guarani Tenonde Porã. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas nativas da mata atlântica, como forma de fomento da economia da comunidade indígena beneficiada e o aumento da oferta de produtos florestais destinados a recuperação e ampliação da cobertura vegetal de um dos biomas mais ameaçados do país, a mata atlântica. Saiba mais: www.refazenda.org.br

Pick-upau/Divulgação
Coral guarani na Aldeia Tenonde Porã.

Da Redação
Fotos: Pick-upau

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.