Notícias
 
 
 

Pick-upau terá base administrativa em Porto Alegre
Organização passa a atuar na região sul do Brasil

No ano em que completa 12 anos de existência, a Agência Ambiental Pick-upau, amplia sua área de ação e passa atuar de forma oficial na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As atividades começam a partir de março e terão como foco principal as áreas de pesquisa científica sobre biodiversidade, mitigação ao aquecimento global e deliberações políticas ligadas às causas ambientais.

Segundo o diretor-executivo, da Agência Ambiental Pick-upau, J. Andrade, a organização pretende colaborar com empresas, governo e sociedade civil da região na manutenção da biodiversidade e quando possível ampliar os debates acerca dos principais temas abordados pelo Pick-upau, em suas campanhas, ações e projetos institucionais.

Reprodução/Wikipedia

“As primeiras ações serão voltadas às áreas de pesquisa sobre a biodiversidade e o combate ao aquecimento global através de políticas que possam mitigar os danos dos gases de efeito estufa, mas principalmente atuar de forma significativa para que políticas públicas voltadas à preservação ambiental sejam melhoradas e ampliadas na região”, diz Andrade.

“Há muitos anos acompanhamos de perto as ações e políticas de meio ambiente no Rio Grande do Sul, e temos membros do conselho da organização nascidos em Porto Alegre. Portanto, acredito que não escolhemos a cidade como base, mas capital gaúcha que nos escolheu,” completa.

A organização que foi idealizada no planalto central do Brasil, e se fixou em 1999, na cidade de São Paulo, vem desde então ampliando suas atividades e áreas de atuação e, agora investirá seus esforços também na região sul do país.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Darwin
O “Projeto Darwin” tem como principais características conhecer e divulgar os atributos naturais e culturais dos Biomas Brasileiros, com ênfase na Floresta Atlântica Tropical, incluindo áreas particulares, Unidades de Conservação e Terras Indígenas.
Além dos inventários biológicos das espécies predominantes da fauna e da flora (pesquisa), há o compromisso de sensibilizar o maior número de pessoas possíveis para tornar viável o desenvolvimento sócio-econômico das regiões inseridas no projeto e a preservação do ambiente. Outro aspecto relevante e diferencial do Projeto Darwin é o envolvimento de comunidades tradicionais como a Aldeia Guarani Tenonde Porã.
Acesse: www.darwin.org.br

Sobre o ‘Atmosfera’
Atmosfera é um projeto socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo o dióxido de carbono (CO2). Toda e qualquer atividade antrópica gera a emissão de gases do efeito estufa, o que tem levado ao desequilíbrio das condições climáticas da Terra, comumente chamado de aquecimento global. Estas ações - ou pelo menos, parte delas -, podem e devem ser neutralizadas por pessoas físicas ou jurídicas, por meio do plantio de árvores nativas brasileiras, identificadas por georreferenciamento e monitoradas ao longo de seu desenvolvimento. Atualmente, empresas que atuam de forma planejada para o desenvolvimento sustentável, têm se destacado. As maiores corporações do planeta têm investido em ações de responsabilidade socioambiental. Além de adquirir maior competitividade e sentimento coletivo de contribuição para uma causa de grande relevância, existe o reconhecimento de seus clientes e consumidores. Desta forma melhora-se o balanço social (valor da empresa e suas ações em Bolsa). Em consonância com esta demanda, nos últimos anos o Pick-upau desenvolveu vários projetos ambientais de neutralização de emissões de GEE, atendendo a empresas e pessoas físicas com a nova visão de sustentabilidade ambiental.
Saiba mais www.atmosfera.org.br

Sobre Porto Alegre
No dia 26 de março de 1772 foi criada a cidade de Porto Alegre, antes chamada de Freguesia de São Francisco do Porto do Cais e um ano mais tarde foi denominada como Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. A cidade começou a ser povoada por volta de 1752, quando 60 casais trazidos por meio do Tratado de Madri, se instalaram nas Missões, região Nordeste do estado. Tais regiões foram entregues ao governo português como troca pela Colônia de sacramento, nas margens do Rio da Prata. Porém, demorou algum tempo para a demarcação dessas terras e os açorianos acabaram ficando em Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre. No dia 24 de julho de 1773, instalou-se oficialmente o governo de José Marcelino de Figueiredo e a cidade se torna capital da capitania. A cidade passou a receber imigrantes de todos os lugares do mundo, sobretudo alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de etnias que surgiu a partir de 1824, fez de Porto Alegre, que hoje possui cerca de 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural muito bem sucedida.

Da Redação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.