Pick-upau nas Redes Sociais

 

Notícias+

‘Darwin’ abre possibilidade para atender iniciativa privada
Pick-upau passa a prestar assessoria técnica nas áreas de flora e fauna

A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin (www.darwin.org.br), inicia em maio, um setor de pesquisa que atenderá exclusivamente a iniciativa privada, a partir da necessidade de empresas obterem licenciamentos ambientais de acordo com a legislação vigente no país, Resolução CONAMA 01/86.

O inventário da biodiversidade faz parte do processo de qualquer Avaliação de Impacto Ambiental – AIA, para empreendimentos que alterem ou causem significativos impactos no meio ambiente e é necessário na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental – EIA. O Projeto Darwin pretende, não apenas atender as restrições necessárias para a concessão de licenças ambientais, mas também aumentar a difusão no conhecimento em pesquisa aplicada e apontar, quando necessário, alternativas para reduzir o impacto dos empreendimentos.

Divulgação/Pick-upau

Essa assessoria se dará através da realização de inventários florísticos, inventários de fauna e acompanhamento de processos de reflorestamento compensatório.

Saiba mais

Inventários florísticos:
É a determinação completa das espécies ocorrentes da flora de um determinado local, região ou ecossistema, possibilitando reconhecer as espécies nativas existentes, gerando subsídios sobre a vegetação original. Tais dados são úteis para diversas finalidades, e uma delas é ajudar em projetos de manejo do local, conservação e recuperação de áreas degradadas.

Inventários de fauna:
É um mecanismo em que são realizadas observações com o objetivo, apenas de catalogar as espécies animais que existem em certa região. Esses inventários são fundamentais para o conhecimento da biodiversidade, e consequentemente para o planejamento e tomada de decisões sobres estratégias de recuperação e conservação de uma determinada espécie.

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA):
É um instrumento que visa mostrar as consequências que uma atividade trará sobre o meio ambiente, desde a fase de planejamento e projeto à fase de abandono. Tal instrumento tem caráter preventivo e é utilizado em políticas ambientais e de gestão ambiental. A elaboração de um AIA geralmente é feita por uma equipe multidisciplinar, onde são apresentados diagnósticos, descrições, analises e avaliações sobre os impactos ambientais efetivos e potenciais do projeto.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA):
É um instrumento técnico que identifica e avalia as consequencias e os impactos da implantação de um determinado projeto para o meio ambiente. Ele também deve apresentar todas as medidas mitigadoras para todos os possíveis impactos. É interessante que o EIA seja realizado por profissionais de várias áreas, para que o estudo seja realizado de modo que possam sanar todas as dúvidas e problemas gerados pelo futuro empreendimento.

Sobre o Projeto Darwin
O “Projeto Darwin” tem como principais características conhecer e divulgar os atributos naturais e culturais dos Biomas Brasileiros, com ênfase na Floresta Atlântica Tropical, incluindo áreas particulares, Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Além dos inventários biológicos das espécies predominantes da fauna e da flora (pesquisa), há o compromisso de sensibilizar o maior número de pessoas possíveis para tornar viável o desenvolvimento sócio-econômico das regiões inseridas no projeto e a preservação do ambiente. Outro aspecto relevante e diferencial do Projeto Darwin é o envolvimento de comunidades tradicionais como a Aldeia Guarani Tenonde Porã.
Acesse: www.darwin.org.br

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Conheça outras formas corporativas de participar da Agência Ambiental Pick-upau.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental