Notícias
 
 
 

SVMA autoriza corte de 1,3 mil árvores no Butantã
Desmate foi autorizado pela Prefeitura e será um dos maiores da cidade neste ano

26/09/2011 - SVMA autoriza corte de 1,3 mil árvores no Butantã
Desmate foi autorizado pela Prefeitura e será um dos maiores da cidade neste ano

O campus da Universidade de São Paulo (USP), localizado no Butantã zona oeste, é considerado um dos lugares da capital paulista com mais áreas verdes. E de lá serão retiradas 1.328 árvores nos próximos meses, dando lugar a um conjunto de museus projetado pela reitoria desde 2001. A pequena mata que será derrubada é equivalente a um Parque Trianon e é um dos maiores cortes aprovados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente este ano, segundo reportagem do Jornal “O Estado de São Paulo”.

Reprodução/Estado de São Paulo

Para se ter noção do tamanho da devastação quando aconteceram as obras de duplicação da Marginal do Rio Tietê em 2009, cortou-se 800 árvores, um pouco mais da metade do que será cortado na Universidade, segundo o jornal. A USP terá que manter, no local, apenas 217 árvores e plantará cerca de seis mil mudas no local.

O espaço, que será devastado, fica ao lado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, perto da Avenida Corifeu de Azevedo Marques. De acordo a matéria do ‘Estado’, as árvores são essenciais para umidificar o ar em áreas dentro da cidade, contribuindo para dissipar os poluentes aliviando assim os efeitos causados pelo tempo seco. Além disso, as árvores auxiliam na refrigeração da atmosfera e nas redondezas e aumentam a circulação do ar.

Projeto
A ideia da USP é levantar no local o chamado “Parque dos Museus”, a obra de 53 mil m² foi projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e será sede do Museu de Arqueologia e Etnologia e do Museu de Zoologia. A construção só será possível porque o Ministério Público considerou uma obra irregular e obrigou a incorporadora Brookfield a contribuir financeiramente com o projeto. A obra irregular danificou um sítio arqueológico no Itaim-Bibi, onde estão construindo um prédio comercial.

Thiago Aguiar, diretor do Diretório Geral dos Estudantes (DCE), alegou que não houve diálogo sobre a área escolhida pela reitoria para fazer a obra. "Esse plano de construção de novos prédios, que vai gastar R$ 240 milhões dos cofres públicos, não foi nada democrático. Não tivemos a chance de discutir nem sobre o impacto dessa obra na área verde do campus nem sobre sua finalidade, que também é questionável", afirmou ao jornal O Estado de São Paulo.

Segundo a Universidade, obras estão acontecendo de acordo com as “orientações feitas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente”. A USP ainda afirmou que o projeto é de extrema relevância para a comunidade acadêmica, pois aproximará o Museu de Zoologia à Cidade Universitária que hoje funciona no Ipiranga. A inauguração está prevista para 2013.

A ideia do “Parque dos Museus” é ótima e deve sim ser concretizada. Se a incorporadora teve sua obra considerada irregular pelo Ministério Público, que se faça a compensação e se cumpra lei. Contudo, alguns pontos poderiam ser apresentados de forma mais clara. Há uma alegação do Diretório Geral dos Estudantes (DCE) sobre a não democratização da escolha do local e a universidade é pública, portanto, suas ações devem ser abertas.

Para quem não está por dentro dos assuntos de meio ambiente na cidade de São Paulo pode acreditar que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA é referência no assunto, mas na verdade é apenas o órgão responsável, capacidade técnica e responsabilidade neste caso são coisas distintas.

O problema nesta questão gira em torno de dois pontos básicos. Primeiro, porque executar uma obra com esse impacto, exatamente neste local, afinal terão que plantar outras árvores para compensação, seria a compensação da compensação. Não haveria a possibilidade de construir o complexo de museus na futura ou suposta área de reflorestamento. Se há espaço para plantar seis mil árvores de compensação às 1.300 que serão cortadas, porque não construir o complexo de museus justamente nesta área que servirá como reflorestamento. Segundo, para o cidadão que não tem conhecimento dos meandros da SVMA, dizer que o processo segue regras do órgão soa como correto, mas a Secretaria do Verde e Meio Ambiente está longe de ser uma referência em qualquer assunto de meio ambiente, o que passa a ser apenas uma mera formalidade no processo.

Da Redação
Com informações do Estado de São Paulo

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.