Pick-upau fará relatório sobre APA que abriga Aquífero Guarani
APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá terá plano de manejo

22/10/2011 - Após a conclusão do relatório final sobre o Plano de Manejo do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR, a Agência Ambiental Pick-upau será responsável pela relatoria do PM da Área de Proteção Ambiental Corumbataí, Botucatu e Tejupá que abriga um gigantesco manancial de águas subterrâneas, o Aquífero Guarani, que possui cerca de 1.195.000 km2, sendo que 839.800 km2 está localizado no Brasil. Ao todo sete estados compõem esta área Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e São Paulo. Além das belezas naturais da região o aquífero eleva ainda mais a importância da APA.

Elisa Maria do Amaral/FF/Reprodução
Área de Proteção Ambiental Corumbataí, Botucatu e Tejupá.

A previsão é que o relatório esteja pronto até o início de 2012.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre a APA
A APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá foi criada através do Decreto Estadual Nº 20.960 em 08 de junho de 1983, com o objetivo de proteger os seguintes atributos: as Cuestas Basálticas; Morros Testemunhos das feições geomorfológicas locais, exemplares significativos da flora e fauna regional; o Aquífero Guarani e o Patrimônio Arqueológico e Cultural da região. No perímetro Botucatu, destaque deve ser dado as Cuestas Basálticas que além do seu valor paisagístico de grande beleza cênica, possui considerável importância ambiental, nascendo de suas encostas muitos rios e fontes hidrotermais. Defronte ao seu alinhamento, são encontrados inúmeros morros testemunhos? como: Morro do Bofete, Morro Grande, Morro do Pico Alto, e Morro das Três Pedras. Outro importante atributo a ser destacado é o Aqüífero Guarani, que, devido à suas excepcionais características hidrogeológicas, constitui-se não só na principal unidade aquífera da área e do Estado de São Paulo, como é, reconhecidamente, uma reserva de água subterrânea estratégica de importância a nível internacional. No perímetro da APA de Botucatu, o Aquífero Guarani se estende por aproximadamente 70 % (setenta por cento) do total da área, ressaltando-se a presença de rochas aflorantes. Em virtude desse afloramento, a área da APA é uma das zonas de recarga desse importante e estratégico manancial subterrâneo e, em razão disso, o coloca em situação de grande vulnerabilidade. A vegetação natural é bem diversificada representada pela Floresta Latifoliada Tropical ou mata mesófila semidecídua de encosta; Floresta Latifoliada Tropical Semidecídua, situada na Depressão Periférica, além do Cerrado, que são refúgios da fauna local. Nesse perímetro, no município de Guareí, encontra-se o Abrigo Sarandí, um dos mais importantes sítios arqueológico do Estado.
Fonte: Fundação Florestal

Da Redação
Foto: Elisa Maria do Amaral/FF/Reprodução

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental