Notícias
 
 
 

Fórum Social Mundial de Porto Alegre
Encontro é preparação para evento na Tunísia em março

02/02/2013 – Nas últimas décadas, muita atenção e recursos têm sido empregados para descobertas tecnológicas que reduzam a contaminação do ambiente e/ou aumentem a eficiência na utilização de materiais e de energia. Estes esforços são necessários, mas para conseguir uma transição para um modelo de desenvolvimento sustentável, é necessário desenvolver uma compreensão mais holística de sistemas de produção e consumo. Dentro do enfoque de promover a sustentabilidade, ocorreu uma nova edição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre- RS, que se realizou de 26 a 31 de janeiro como um preparo para a edição mundial do evento em Túnis, capital da Tunísia (que ocorrerá entre 26 e 30 de março de 2013).

No evento, múltiplas atividades, oficinas e palestras proporcionaram aos participantes e voluntários um panorama de temas importantes para reflexão, tais como, Ética, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Segurança; Segurança Alimentar e Nutricional, Manifestações Artísticas, Programas Municipais (Na Boa em Poa), Educação e Atualidade, Saúde e Segurança dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Seminário sobre Energia Renovável além de programações voltadas ao público infantil (Programação do Forinho).

O perfil majoritário dos participantes deste Fórum era integrantes do Terceiro Setor, estudantes, funcionários de órgãos públicos (principalmente da prefeitura), empresários, políticos e professores, tanto da educação básica quanto universitários.

Pick-upau/Divulgação

Dra. Profa. Heloisa Candia Hollnagel no Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Durante a palestra de empresa que trabalha na desmanufatura de equipamentos eletrônicos, ficou claro que os princípios de ecodesign (escolha de materiais para confeccionar produtos com potencial para a reciclagem) ainda não é uma realidade para o setor equipamentos de informática e um desafio para a logística reversa. Em paralelo à coleta seletiva de lixo que iniciou em 1990 em Porto Alegre, foram estruturadas Unidades de Triagem (UT) em vários pontos da cidade.

De acordo com dados da prefeitura, são recolhidos 200 ton/dia e 50% é direcionado às Unidades de Triagem. Na divulgação sobre o Programa de Inclusão Produtiva na Reciclagem, cooperativas de catadores conheceram máquinas de beneficiamento do plástico, que podem agregar maior renda ao grupo pela venda de produtos e a possibilidade de estabelecer parcerias público-privada para obtenção de máquinas e capacitação. Por exemplo, além dos treinamentos já oferecidos pela Prefeitura às entidades cadastradas interessadas, empresas do setor pretendem capacitar carroceiros e carrinheiros para o mercado de trabalho.

O Seminário sobre energias renováveis mostrou iniciativas de utilização da energia fotovoltaica (placas solares) e eólica em escala mundial, nacional e regional. Instituições de ensino e pesquisa concentram seus esforços em definir parâmetros e softwares para avaliar o rendimento da energia solar para compor a matriz nacional. Todas estas fontes energéticas alternativas contribuem para mitigar a emissão de Gases do Efeito Estufa e o aquecimento global. Empresas do setor mostram a importância de avaliar os riscos de mudanças climáticas na economia. Dentro da proposta de informar sobre os benefícios dos princípios da sustentabilidade na construção civil, foram discutidas as principais certificações de Green building e o custo e as etapas necessárias para a acreditação.

Dra. Profa. Heloisa Candia Hollnagel
Coordenadora de Pesquisa Científica da Agência Ambiental Pick-upau
Direto de Porto Alegre

Sobre o Fórum
O FSM é um espaço de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.