Pick-upau online

 

Notícias+

MMA e CID Ambiental são os novos parceiros do Projeto Outono
Ministério do Meio Ambiente faz doação de centenas de publicações

04/06/2013 – O Ministério do Meio Ambiente – MMA, através Centro de Informação e Documentação Ambiental – CID Ambiental, unidade vinculada à Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, acaba de realizar uma das maiores doações de publicações já recebidas pelo Projeto Outono.

O novo parceiro do Projeto Outono foi responsável pela ampliação do acervo que já conta com a colaboração de outros vinte e nove parceiros, entre editoras, institutos de pesquisa e órgãos governamentais.

Jefferson Rudy/Giulia Batelli/Layo Aguiar/MMA

Biblioteca do CID Ambiental, em Brasília.

O CID Ambiental passa a integrar a rede de parceiros do projeto com a doação de livros, revistas, manuais, mapas, DVDs, cd-roms, folders e cartilhas. Entre os títulos doados estão os Planos de Ação Nacional para a Conservação do Formigueiro-do-litoral, dos Lepidópteros Ameaçados de Extinção, do Soldadinho-do-Araripe, dos Mamíferos Aquáticos Pequenos Cetáceos e do Ouriço-preto. Questão indígena, recursos hídricos, geologia, zoologia, biomas brasileiros, educação ambiental, desenvolvimento sustentável são alguns dos temas das publicações, que agora fazem parte do acervo do Projeto Outono.

Sobre o Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal e reflorestamento, questão indígena, comércio justo, políticas públicas, neutralização de gases de efeito estufa até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade (fauna e flora). Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Jefferson Rudy/Giulia Batelli/Layo Aguiar/MMA

Biblioteca do CID Ambiental, em Brasília.

Sobre o Projeto Outono
O Projeto Outono – Folhas do Conhecimento reúne um acervo diversificado e atualizado dos principais temas ambientais. O objetivo é promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Democratização da educação e informação ambiental, inclusão social e acesso ao conhecimento e a leitura direcionada. O Pick-upau disponibiliza o inventário do acervo online.
Basta acessar a seção e conferir as informações sobre as diversas mídias da coleção: livros, revistas, manuais, relatórios, mapas, fotografias, vídeos, áudios e outros documentos.
Saiba mais: www.outono.org.br

Sobre o MMA
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em novembro de 1992, tem como missão promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e na implementação de políticas públicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrática, em todos os níveis e instâncias de governo e sociedade.

Jefferson Rudy/Giulia Batelli/Layo Aguiar/MMA

Biblioteca do CID Ambiental, em Brasília.

Sobre o CID Ambiental
O Centro de Informação e Documentação Ambiental – CID Ambiental, unidade vinculada à Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC, é o setor responsável pela memória Institucional do Ministério do Meio Ambiente, pelo desenvolvimento de acervo especializado na área de competência da instituição e pela disseminação, divulgação e democratização da informação socioambiental para a sociedade brasileira, buscando atender, no que lhe cabe, as disposições contidas na Lei 10.650, de abril de 2003. O centro possui um acervo de aproximadamente 10.000 títulos, distribuídos em diferentes tipos de suportes e organizado da seguinte forma: a) Memória Institucional: publicações editadas pelo Ministério do Meio Ambiente referente às políticas, planos, programas, projetos ambientais e documentos técnicos; b) Publicações com ênfase em Meio Ambiente: livros, folhetos, teses, dissertações, monografias, periódicos; c) Multimeios: fitas VHS, CD Rom's e DVDs; d) Obras de Referência: dicionários, guias, mapas e glossários especializados em temas ambientais.

Saiba mais

Inaugurada a nova estrutura do Centro de Informação e Documentação Ambiental – CID Ambiental. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, inaugurou a nova estrutura do Centro de Informação e Documentação Ambiental (CID Ambiental) do MMA, na 505 norte, Edifício Maire Prendi Cruz.

Com o objetivo de aperfeiçoar as instalações físicas e organizar as informações em áreas temáticas, visando ampliar a quantidade e as formas de atendimento à população brasileira, o Centro foi totalmente reformado com base nos conceitos da construção sustentável, reutilizando materiais como sobras de madeira para o piso, catálogos telefônicos para o isolamento acústico, discos de vinil para as luminárias, entre outras formas de reaproveitamento de produtos.

Para colocar em prática os conceitos da construção sustentável, os materiais foram reaproveitados pelo MMA em cada estrutura do CID:

- Piso elevado construído com sobras de madeiras utilizadas em obras/construção;
- Reaproveitamento de cadeiras e poltronas, forradas com lona de banner em desuso;
- Isolamento acústico estruturado com catálogos telefônicos;
- Mesas de estudos e consultas construídas a partir de carretéis de fios elétricos;
- Bancadas para computadores montadas com tambores metálicos de 200lts;
- Divisórias construídas com madeira certificada e revestidas com lonas utilizadas por caminhoneiros e tecidos fabricados a base de saco de café (biodegradável);
- Piso vinílico produzido a partir de refugo de cartões de crédito;
- Rolo motorizado, produzido com tecido reciclado e alumínio, para a redução da carga térmica;
- Vaso para decoração feitos com sobras de vergalhões utilizados na construção civil;
- Molas de carro danificadas adaptadas para a exposição de periódicos; e
- Luminárias feitas de discos de vinil em desuso.

Texto: Melissa Silva
Fotografia: Jefferson Rudy/Giulia Batelli/Layo Aguiar
Fonte: MMA

Da Redação
Fotos: MMA/Divulgação

 
 
Copyright 2013 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.