Pick-upau online

 

Notícias+

Pick-upau e Sabesp firmam parceria para mitigação das mudanças climáticas
Frota da companhia terá suas emissões neutralizadas

06/11/2013 – A Agência Ambiental Pick-upau e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo firmam parceria para mitigação das mudanças climáticas, através da neutralização de gases de efeito estufa – GEE, com ênfase no dióxido carbono, da frota de veículos automotores da empresa.

A iniciativa de neutralizar as emissões de gases de GEE, através da pegada ecológica das atividades antrópicas de empresas tem ganhado espaço cada vez maior no Brasil e até órgãos públicos têm aderido a projetos desta natureza. A Agência Ambiental Pick-upau, através do Programa Atmosfera oferece três modalidades para neutralização ou compensação dessas atividades, através do plantio de mudas nativas, a partir da aquisição ou transferência de créditos de carbono oriundos de florestas plantadas pela organização e pelo meio do Programa de REDD (Reduções de Emissões por Desmatamento e Degradação).

 

Segundo do diretor-executivo da Agência Ambiental Pick-upau, J. Andrade, a adesão de grandes empresas intensifica essas ações no mercado. “Quando empresas, como a Sabesp, adere ao programa de neutralização de gee, através da pegada ecológica, acabam divulgando e desmistificando a proposta para o resto do mercado e da própria sociedade.”, diz Andrade que acredita que a atitude ainda enfrenta resistência, por causa da falta de informação. “As empresas ainda hesitam sobre a pegada ecológica, porque as informações disponíveis ainda não são consenso, e às vezes as explicações sobre a neutralização acabam sendo algo pouco compreensível. Mas o objetivo da pegada ecológica, nada mais é que uma compensação dada ao planeta, daquilo que foi tirado dele de alguma forma, seja através de um produto ou um serviço.”, finaliza Andrade.

A compensação ambiental da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP será através do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Pick-upau/Divulgação

Sobre o Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal e reflorestamento, questão indígena, comércio justo, políticas públicas, neutralização de gases de efeito estufa até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade (fauna e flora). Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre a Sabesp
A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 363 municípios do Estado de São Paulo. Desde 2002 a Sabesp possui ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova Iorque. Em número de clientes, pode ser considerada como uma das maiores empresas de saneamento do mundo. São 27,7 milhões de pessoas atendidas, quase duas vezes a população da Bélgica. Para oferecer serviços de qualidade, mantém uma gigantesca estrutura e nos últimos cinco anos investiu aproximadamente R$ 5 bilhões. De 2009 a 2013 serão investidos R$ 8,6 bilhões para manter os índices alcançados, ampliar a coleta e tratamento de esgotos e oferecer: 100% de água tratada, 90% de esgotos coletados e 88% de tratamento de esgotos. Novos rumos - Além dos serviços de saneamento básico no Estado de São Paulo, a Sabesp está habilitada a exercer atividades em outros Estados e países e atuar nos mercados de drenagem, serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. A Sabesp também ampliou sua plataforma de soluções ambientais. Assim, grandes clientes podem se beneficiar dos seus conhecimentos e da tecnologia para uso racional da água, destinação adequada dos esgotos e preservação do meio ambiente.
Fonte: Sabesp

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 
Copyright 2013 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.