Pick-upau e Greenpeace-Brasil se encontram na ONG Brasil
Dezesseis anos depois, ex-Greenpeace-Brasil e atual CEO da Pick-upau, levanta uma bandeira da ONG

05/12/2013 – Entre 1997 e 1998, Julio Andrade, CEO da Agência Ambiental Pick-upau, Andrea Nascimento, atual presidente da Pick-upau e Marta Hiromi, eram ativistas da Greenpeace-Brasil, em São Paulo. Neste período foram muitas ações e campanhas pela organização estrangeira. Mas foi durante a ONG Brasil 2013, que Andrade e Nascimento voltaram a levantar uma bandeira da ex-organização, dezesseis anos após suas passagens.

Pick-upau/Divulgação

Ativistas da Greenpeace-Brasil e Julio Andrade, CEO da Pick-upau e ex-integrante da organização estrangeira, no stand da Greenpeace.

Reprodução

Julio Andrade, em 1998, quando era ativista da Greenpeace-Brasil.

Reprodução

Julio Andrade, em 1998, durante ação da Greenpeace-Brasil na Avenida Paulista.

Andrade explica que não é segredo que a Pick-upau foi fundada em 1999 por três ex-integrantes da Greenpeace-Brasil e quem conhece a organização sabe disso e fala da sensação de participar pessoalmente de uma manifestação da ex-organização tanto tempo depois. “Sempre tive respeito e admiração pela Greenpeace, mesmo antes de integrá-la e particularmente, foi bem divertido visitar o stand e fotografar ao lado dos ativistas, como também recebê-los em nosso espaço”, diz Andrade.

Pick-upau/Divulgação

Ativistas da Greenpeace-Brasil e Andrea Nascimento, Presidente da Pick-upau e ex-integrante da organização estrangeira.

Durante a interação entre as organizações ativistas da Greenpeace-Brasil também levantaram a bandeira da preservação das florestas brasileiras ao lado da Pick-upau e dividiram buttons (broches) das duas organizações nos tradicionais coletes usados pelas duas instituições no último dia de evento.

Pick-upau/Divulgação

Organizações juntas na ONG Brasil 2013.

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal e reflorestamento, questão indígena, comércio justo, políticas públicas, neutralização de gases de efeito estufa até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade (fauna e flora). Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Pick-upau/Divulgação

Ativistas da Greenpeace-Brasil participam da cyberação 'Eu curto biodiversidade' da Pick-upau.

Sobre a Greenpeace-Brasil
A bordo de um velho barco de pesca chamado Phyllis Cormack, os ativistas queriam impedir que os Estados Unidos levassem a cabo testes nucleares em uma pequena ilha chamada Amchitka, na costa ocidental do Alasca. Para levar adiante tal empreitada, o grupo tentou arrecadar fundos com a venda de broches. Verde (Green) e Paz (Peace) eram as palavras de ordem, mas não cabiam separadas no broche. Nascia assim o nome Greenpeace. Interceptados antes de chegar a seu destino, os ativistas não impediram os Estados Unidos de detonarem a bomba. Mas sua obstinação e coragem despertou a atenção do planeta. Após forte pressão popular, os testes nucleares foram suspensos em Amchitka, então declarada santuário de pássaros. O protesto pacifista teve ainda consequências muito além da esperada. A ideia de que alguns indivíduos podiam fazer a diferença por um planeta mais verde e pacífico se tornou realidade e arrebatou uma legião de seguidores. Foi também o embrião do que é hoje a maior organização ambientalista do mundo. Saiba mais: www.greenpeace.org.br

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 
Copyright 2013 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental