Cientistas registram pela primeira vez sons de tubarões
Novo estudo revela primeiras gravações de tubarões e resultado surpreende

25/07/2025 – Os cientistas sempre acreditaram que os tubarões eram silenciosos, usando essa característica como uma vantagem como predadores de topo e para evitar perigos. No entanto, recentemente, tubarões foram gravados emitindo sons pela primeira vez, desafiando essa ideia e revelando um novo aspecto do comportamento desses animais.

As gravações representam o primeiro registro conhecido de um tubarão produzindo som ativamente. A pesquisadora Carolin Nieder, da Woods Hole Oceanographic Institution, explicou que, embora os tubarões possuam sistemas sensoriais avançados, como eletrorreceptores e olfato, a ideia de que o som não desempenha um papel importante pode estar equivocada.

A pesquisa começou quando, por acaso, dez tubarões-de-plataforma foram observados fazendo sons durante experimentos no Leigh Marine Laboratory, na Nova Zelândia. Ao serem manuseados brevemente por pesquisadores debaixo d'água, todos os tubarões produziram sons semelhantes a "cliques". Como a maioria dos tubarões não tem bexiga natatória, a equipe acredita que o som possa vir do estalar dos dentes dos animais.

Reprodução/Pixabay

 



Durante as observações, alguns cliques dos tubarões ultrapassaram 155 decibéis, comparáveis ao som de uma espingarda. A maioria dos cliques foram rajadas únicas, com alguns sendo duplos curtos. Cerca de 70% desses sons ocorreram com movimentos corporais calmos, mas alguns aconteceram sem qualquer movimento visível. A próxima fase da pesquisa busca entender se os sons são acidentais, causados pelo manuseio dos tubarões, ou se são um comportamento intencional. Como os tubarões têm um alcance auditivo limitado, é improvável que os sons sejam usados para comunicação entre eles.

Os tubarões-de-plataforma, ao emitir cliques agudos, podem usar esses sons como uma estratégia de defesa contra predadores como as focas-peludas da Nova Zelândia, que são sensíveis a frequências mais altas. As gravações revelaram que os tubarões-de-escamas emitem cliques distintos quando manuseados por pesquisadores, com sons consistentes em vários indivíduos. Esses cliques, que podem estar relacionados a respostas de angústia ou defensivas, foram descritos em um estudo publicado no periódico Royal Society Open Science.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de Inteligência Artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Poluição
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.