‘Prêmio Santander’ seleciona matéria repleta de erros
Artigo sobre a Aldeia Tenonde Porã é recheado de equívocos

‘Semana Estado’ classifica matéria sobre a comunidade indígena guarani Tenonde Porã, repleta de erros e informações desencontradas. O artigo publicado na versão impressa do Jornal O Estado de S. Paulo demonstra o total despreparo dos futuros jornalistas, que se ganharem o Prêmio Santander Jovem Jornalista 2010, podem receber uma bolsa de estudos na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, na Espanha, segundo o próprio jornal.

A matéria possui tantas informações incorretas que fica difícil acreditar que os responsáveis pela reportagem realmente estiveram no local. Para se ter uma ideia do despreparo na apuração das informações para a produção da matéria, a foto que ilustra o artigo, não é da Aldeia Tenonde Porã, e sim da Aldeia Krukutu, ambas localizadas na APA Capivari-Monos, mas distantes pelo menos em oito quilômetros. A matéria informa ainda que há cerca 1.500 indígenas na aldeia, na verdade há cerca de 900 pessoas. Para se chegar ao número informado pela matéria seria necessário somar as populações das três aldeias localizadas na região.

O projeto de turismo citado pela reportagem simplesmente não existe. O financiamento foi interrompido por falta de prestação de contas por parte dos parceiros, o que gerou a impossibilidade da Associação Guarani Tenonde Porã de se inscrever em novos editais.

Reprodução
Leia a matéria completa publicada no Estadão.

A matéria impressa foi levada às lideranças da Aldeia Tenonde Porã que afirmaram desconhecer os dados e as informações constantes na reportagem da aluna de jornalismo Nathália Prósperi Butti, da Faculdade Cásper Líbero.

Um dos principais aspectos do jornalismo é apurar as informações, verificar a veracidade dos dados, para não fazer de uma boa matéria um desserviço a sociedade e, em alguns casos, até prejudicar comunidades tradicionais, como no caso desta reportagem.

A Agência Ambiental Pick-upau desenvolve vários projetos institucionais na Aldeia Tenonde Porã, (Refazenda, Atmosfera, Feira Moderna e Darwin) há cerca de três anos. Ativistas da organização estão na aldeia pelo menos duas vezes por semana, durante este período e nenhuma das melhorias citadas na reportagem foram presenciadas.

A redação do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental enviou e-mail para as redações do jornal O Estado de S. Paulo e para o próprio Prêmio Santander. Até o fechamento desta matéria, ambos não haviam se manifestado a respeito do conteúdo da matéria ou sobre a classificação do artigo entre os pré-selecionados.

Da Redação
Imagem: Reprodução

 
 
 
 

 

Florestas  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.