Consema 
                      dá sinal verde para expansão de Viracopos 
                      
                      Compensação será de 222,84ha, quatro 
                      vezes o que for suprimido
                    O 
                      Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo – 
                      CONSEMA, aprovou por unanimidade o parecer técnico 
                      que consente à CETESB – Companhia Ambiental 
                      do Estado de São Paulo – gerar a Licença 
                      Prévia (LP) para as obras da 1ª fase de ampliação 
                      do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. 
                    O 
                      Aeroporto de Viracopos está localizado em um dos 
                      mais importantes pólos tecnológicos brasileiros, 
                      na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que abriga 
                      grandes universidades, as principais rodovias e empresas 
                      de tecnologia de ponta.
                    
                    O 
                      Governador Geraldo Alckmin avaliou o projeto dizendo que 
                      “A ampliação do aeroporto é de 
                      grande importância para o Estado. Permitirá 
                      o desenvolvimento ao garantir o escoamento da produção 
                      daqui e de todo Brasil, além de fortalecer nossa 
                      logística de exportação”.
                    O 
                      secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, que presidiu 
                      a seção, disse que a aprovação 
                      do projeto é a confirmação de que é 
                      possível garantir crescimento com preservação 
                      ambiental. “A aprovação no CONSEMA, 
                      por unanimidade, da expansão de Viracopos evidencia 
                      uma decisão consensual. Além da garantia clara 
                      de compensação ambiental, haverá a 
                      correção necessária de um problema 
                      antigo de logística".
                    
                    “Nossa 
                      responsabilidade era emitir a licença, agora daremos 
                      suporte logístico à União. As exigências 
                      impostas pelo sistema ambiental demonstram que estamos trabalhando 
                      para buscar um equilíbrio sustentável para 
                      o estado, com desenvolvimento econômico, sem prejuízo 
                      ao meio ambiente”, disse o governador.
                    Porém, 
                      para a aprovação, os conselheiros estipularam 
                      condicionantes. A primeira é que a Infraero deverá 
                      cria uma Unidade de Conservação, em acordo 
                      com a SMA, a Fundação Florestal e a Prefeitura 
                      de Campinas de acordo com a Lei do Cerrado Paulista. No 
                      total a empresa suprimirá 82 hectares que serão 
                      recompensados, dessa área 55,71 ha são do 
                      bioma cerrado. A lei prevê que a área de revegetação 
                      deve ser quatro vezes maior, então nesse caso a nova 
                      UC deverá ter 222,84ha. 
                    
                    A 
                      segunda condicionante é que a Infraero deverá 
                      ter um sistema para avaliação dos GEE (Gases 
                      do efeito estufa) e a compensação, quando 
                      necessário. 
                    E 
                      a terceira e última condicionante, é que quando 
                      da solicitação de operação, 
                      deverá ser apresentado o projeto completo de um Centro 
                      de Triagem da Fauna, devidamente aprovado pelo Centro de 
                      Fauna Silvestre da SMA.
                    As 
                      principais obras são: a implantação 
                      da segunda pista de pouso e decolagem, implantação 
                      de um novo terminal de passageiros e ampliação 
                      do terminal de cargas. O valor estimado para a primeira 
                      etapa das obras é de R$ 823.600.000,00 e previsão 
                      de entrega é 2015, com as demais fases entregues 
                      em 2025.
                    O 
                      anúncio das obras foi feito durante a divulgação 
                      do vídeo que será utilizado pela cidade de 
                      São Paulo para se candidatar à sede do Centro 
                      Internacional de Transmissão da Copa. O complexo 
                      do Anhembi foi apresentado pelo prefeito Gilberto Kassab 
                      como opção para as transmissões.
                    A 
                      Infraero já tinha assinado um contrato em outubro 
                      de 2010, para a realização de obras emergenciais 
                      no aeroporto. Entre as obras emergências estavam a 
                      instalação de um módulo operacional 
                      para novos postos de check-in, já que todos os existentes 
                      estavam ocupados, aumentando a capacidade de atendimento 
                      de 3,5 milhões de passageiros para 5 milhões 
                      de passageiros por ano. As obras que começaram em 
                      dezembro de 2010 tem prazo de 150 dias para entrega e custo 
                      de R$ 2,93 milhões. 
                    Da 
                      Redação
                      Fonte: SMA-SP