Consema dá sinal verde para expansão de Viracopos
Compensação será de 222,84ha, quatro vezes o que for suprimido

O Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo – CONSEMA, aprovou por unanimidade o parecer técnico que consente à CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – gerar a Licença Prévia (LP) para as obras da 1ª fase de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O Aeroporto de Viracopos está localizado em um dos mais importantes pólos tecnológicos brasileiros, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que abriga grandes universidades, as principais rodovias e empresas de tecnologia de ponta.

SMA-SP/Divulgação

O Governador Geraldo Alckmin avaliou o projeto dizendo que “A ampliação do aeroporto é de grande importância para o Estado. Permitirá o desenvolvimento ao garantir o escoamento da produção daqui e de todo Brasil, além de fortalecer nossa logística de exportação”.

O secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, que presidiu a seção, disse que a aprovação do projeto é a confirmação de que é possível garantir crescimento com preservação ambiental. “A aprovação no CONSEMA, por unanimidade, da expansão de Viracopos evidencia uma decisão consensual. Além da garantia clara de compensação ambiental, haverá a correção necessária de um problema antigo de logística".

SMA-SP/Divulgação

“Nossa responsabilidade era emitir a licença, agora daremos suporte logístico à União. As exigências impostas pelo sistema ambiental demonstram que estamos trabalhando para buscar um equilíbrio sustentável para o estado, com desenvolvimento econômico, sem prejuízo ao meio ambiente”, disse o governador.

Porém, para a aprovação, os conselheiros estipularam condicionantes. A primeira é que a Infraero deverá cria uma Unidade de Conservação, em acordo com a SMA, a Fundação Florestal e a Prefeitura de Campinas de acordo com a Lei do Cerrado Paulista. No total a empresa suprimirá 82 hectares que serão recompensados, dessa área 55,71 ha são do bioma cerrado. A lei prevê que a área de revegetação deve ser quatro vezes maior, então nesse caso a nova UC deverá ter 222,84ha.

SMA-SP/Divulgação

A segunda condicionante é que a Infraero deverá ter um sistema para avaliação dos GEE (Gases do efeito estufa) e a compensação, quando necessário.

E a terceira e última condicionante, é que quando da solicitação de operação, deverá ser apresentado o projeto completo de um Centro de Triagem da Fauna, devidamente aprovado pelo Centro de Fauna Silvestre da SMA.

As principais obras são: a implantação da segunda pista de pouso e decolagem, implantação de um novo terminal de passageiros e ampliação do terminal de cargas. O valor estimado para a primeira etapa das obras é de R$ 823.600.000,00 e previsão de entrega é 2015, com as demais fases entregues em 2025.

O anúncio das obras foi feito durante a divulgação do vídeo que será utilizado pela cidade de São Paulo para se candidatar à sede do Centro Internacional de Transmissão da Copa. O complexo do Anhembi foi apresentado pelo prefeito Gilberto Kassab como opção para as transmissões.

A Infraero já tinha assinado um contrato em outubro de 2010, para a realização de obras emergenciais no aeroporto. Entre as obras emergências estavam a instalação de um módulo operacional para novos postos de check-in, já que todos os existentes estavam ocupados, aumentando a capacidade de atendimento de 3,5 milhões de passageiros para 5 milhões de passageiros por ano. As obras que começaram em dezembro de 2010 tem prazo de 150 dias para entrega e custo de R$ 2,93 milhões.

Da Redação
Fonte: SMA-SP

 
 
 
 

 

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