Pesquisadores debatem políticas públicas e aquecimento global
Evento reúne cientistas do Brasil e da França

23/05/2011 - Na última semana, um representante da Agência Ambiental Pick-upau participou do evento “Políticas Públicas, Mudanças Climáticas e Impactos sobre Áreas Frágeis” promovido pelos grupos de Pesquisa, Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade e Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP. O seminário realizado no Anfiteatro da História, FFLCH/USP, pretendia discutir a inter-relação entre as alterações climáticas na escala regional; seus reflexos em ecossistemas vulneráveis e as políticas públicas para adaptação aos impactos desses projetos.

De acordo com a pesquisadora francesa, Dra. Anne-Elisabeth Laques do Institut de Recherche pour le Développement, que investiga em colaboração com o Brasil a “Biodiversidade, espacialização e avaliação de impactos de políticas públicas”, o uso de imagens de satélite ssociadas à levantamentos florísticos, possibilita criar uma escala de valor para classificar o índice de biodiversidade de uma área. A partir do uso desta metodologia, de maneira rápida, a dinâmica de uma paisagem pode ser avaliada em função do clima e com isso há possibilidade de auxiliar políticas públicas para proteção de áreas mais frágeis.

Divulgação/Pick-upau

Considerando a criação de um modelo climático para analisar o impacto da seca no verão no oeste da França, o professor Dr. Vincent Dubreuil da Université de Rennes - França, tenta verificar as implicações do fenômeno na economia local. Embora ressaltando que os efeitos e a área de abrangência da seca sejam mais difíceis de determinar do que os da inundação de uma maneira geral, seus estudos mostram o aumento de dias quentes e a diminuição das chuvas no verão, e embora a quantidade de chuvas no inverno permaneça a mesma, tais fatores climáticos têm causado queda na produção agrícola.

Outra conferência, proferida pelo Prof. Dr. João Lima Sant’Anna Neto, da UNESP/Presidente Prudente, sobre eventos climáticos extremos e desastres sócio-ambientais no litoral norte paulista, apresenta a análise de uma série temporal desde 1900 que mostra uma diminuição no número de passagens frontais e no número de dias de chuva, embora a quantidade de chuva permaneça a mesma nesta região, favorecendo acidentes. Na palestra também foram discutidos o uso de imagens de satélite e dados de estações metereológicas para auxiliar na tomada de decisão do Plano PPDC da Defesa Civil para situações de alerta à população.

Mesmo que ainda exista dúvida em relação ao papel do homem no aquecimento global para muitos geógrafos, o evento permitiu aos presentes conhecer algumas ferramentas e metodologias para acompanhar o fenômeno. Considerando que os pesquisadores fazem parte de um projeto em andamento de colaboração entre a Universidade de São Paulo e a Université Rennes (França), espera-se que nos futuros seminários sejam destacadas as contribuições destes estudos de forma mais aplicada na elaboração de políticas públicas específicas.

Da Redação
Direto do Seminário “Políticas Públicas, Mudanças Climáticas e Impactos sobre Áreas Frágeis”

 
 
 
 

 

Biodiversidade  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.