Pick-upau participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Evento em São Paulo será realizado no Parque CienTec da USP

25/09/2014 – A Agência Ambiental Pick-upau em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo – CienTec/USP, realizará ações socioambientais durante a 11a edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de outubro, das 9 às 16:30 h. Este ano o tema será “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. O evento é gratuito e pode ser agendado para escolas.

O Parque oferecerá suas tradicionais sessões de planetário digital, trilhas ecológicas, arborismo, gincana com bússola, atividades de física, geofísica, matemática, meteorologia, entre outras.

Divulgação/CienTec

Serão oferecidas também exposições do Museu de Ciências e de outros institutos de ensino e pesquisa da USP, como o ‘Desafio Robótico’, a ‘Oficina de Réplicas de Fósseis’, o projeto ‘Solo na Escola’, projetos interativos de física, práticas de modalidades esportivas, jogos eletrônicos, mostra de curta-metragens e laboratório de medicina tropical.

Contamos também com atividades coordenadas por outras instituições, como a oficina de acessibilidade da ETEC Rosa Perroni Scavone, a exposição de insetos vivos do Instituto Biológico de São Paulo (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e a oficina de vídeo da Temporal Filmes.

Divulgação/CienTec

A Agência Ambiental Pick-upau desenvolve diversas pesquisas científicas no Parque CienTec na área biodiversidade, sobre panorama de extratos arbóreos, restauração ecológica com combate à espécies exóticas invasoras em Área de Preservação Permanente – APP e desenvolvimento e erradicação da Pteridium aquilinum, conhecida como samambaia-brava.

Serviço
Parque de Ciência e Tecnologia da USP
Av. Miguel Stéfano, 4.200
Água Funda (em frente ao Zoológico, veja no mapa)
Agendamento: 11 5077 6312
Email: parquecientec@usp.br
Site: http://parquecientec.usp.br/
Horário de Funcionamento:
De 2ª à 6ª, das 8h30 às 17h.
Aos sábados, das 9h às 16h.

Divulgação/CienTec

Sobre o Parque CIENTEC
A história do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo remonta à criação da Comissão Geográfica e Geológica da Província do São Paulo, em 1886, chefiada pelo geólogo americano Orville A. Derby. Essa comissão contava com a participação da ‘Seção de Botânica e Meteorologia’, dirigida pelo Prof. Alberto Loefgren, que foi o embrião do Serviço Meteorológico do Estado do São Paulo. Em 1912, foi inaugurado o Observatório de São Paulo, na Av. Paulista, como sede do Serviço Meteorológico e do Serviço da Hora Oficial do Estado. O Observatório realizava ainda observações geofísicas de geomagnetismo e sismologia. Em 1928, com o crescimento da cidade de São Paulo, um novo Observatório de São Paulo foi construído no então remoto bairro da Água Funda, onde hoje se localiza o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI). Através do Decreto Estadual nº 4788, de 04 de dezembro de 1930, a Sede Meteorológica Estadual foi anexada à Escola Politécnica de São Paulo, na qual desde 1894 se realizava o ensino da Astronomia, passando esta a se denominar “Instituto Astronômico e Geofísico” (IAG). Com a criação da Universidade de São Paulo, através do Decreto Estadual nº 6.283, de 25 de janeiro de 1934, o IAG passou a ser considerado como Instituto Complementar da USP. O IAG foi definitivamente incorporado à USP por meio do Decreto Estadual nº 16.622, de 30 de dezembro de 1946, com a mesma denominação e finalidades, constituindo-se um dos Institutos Anexos da Universidade, e mantendo como diretor o Engenheiro Alypio Leme de Oliveira, autor do projeto original do Parque. Na década de 1990, o IAG foi deslocado para a Cidade Universitária da USP, no Butantã, e seu campus da Água Funda recebeu uma nova Instituição. Em 2001, foi criado o Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Parque CienTec, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, através do decreto GR 3.313 de 12 de abril de 2001 (checar), assinado pelo Reitor Adolpho José Melfi. A Reitoria da USP, através da Portaria GR nº 5648, de 05 de junho de 2012, passou a considerar o Parque CienTec como ¨Reserva Ecológica da USP¨, com área de 112 hectares de mata, visando protegê-la como área de especial interesse ambiental, declarada de caráter de preservação permanente e destinada apenas a conservação, restauração, pesquisa, extensão e ensino. Fonte: CienTec.

 

Divulgação/CienTec

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Biodiversidade  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.