Projeto Aves: Carrapateiro
Pousa com frequência no dorso de cavalos e gados para consumir larvas da mosca do berne e carrapatos. Também come cobras, anfíbios, insetos e caranguejos.

CARRAPATEIRO
Milvago chimachima (Vieillot, 1816)
Família: Falconidae
Nome em inglês: Yellow-headed Caracara

25/01/2020 – Há duas subespécies, Milvago c. cordata e Milvago c. chimachima, ambas ocorrem no Brasil, porém somente Milvago c. chimachima ocorre na Mata Atlântica.

Divulgação/Pick-upau

Carrapateiro (Milvago chimachima).

 

Espécie com ampla distribuição, da Nicarágua ao Uruguai. Além da Mata Atlântica, Milvago c. chimachima ocorre do sul da Amazônia até o norte da Argentina.

Tem entre 40-45 cm. O adulto de Milvago c. chimachima tem a cabeça e o lado ventral ocres-pálidos; asas dorsalmente pretas; cauda branca com faixas escuras e uma faixa larga subterminal preta; o imaturo tem o corpo e a cabeça ocres com faixas marrom-escuras; lado dorsal marrom-escuro.

Divulgação/Pick-upau

Carrapateiro (Milvago chimachima).



Ocorre de maneira ampla em áreas abertas agropecuárias, cidades e em praias. Também frequenta currais, sedes de fazendas, parques urbanos, manguezais, matas secas, matas de galeria, caatingas e cerrados. Vive sozinho ou em casal.

Sobrevoa estradas, em busca de animais atropelados. Alimenta-se tanto de animais mortos quanto de presas vivas. Pousa com frequência no dorso de cavalos e gados para consumir larvas da mosca do berne e carrapatos. Também come cobras, anfíbios, insetos e caranguejos. Saqueia ninhos de pássaros. Dificilmente utiliza correntes térmicas para planar.

Divulgação/Pick-upau

Carrapateiro (Milvago chimachima).



Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Equipe do Projeto Aves trabalha no registro de espécies no litoral norte de São Paulo, com auxílio de drone.



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Grantsau, 2010; Sigrist, 2014.

   
 

 

   
Patrocínio  
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.