Europa vive perda da biodiversidade: um a cada cinco espécies de aves correm risco de extinção
Lista Vermelha indica que a perda de habitat empurra 30% das espécies para status de ameaça

29/10/2021 – De acordo com o último relatório da Lista Vermelha, produzido pela IUNC (União Internacional para Conservação da Natureza), cerca de 30% das espécies de estão em risco. Com dados da BirdLife International, que analisou informações de 544 espécies nativas, três espécies foram consideradas extintas regionalmente na Europa, desde o último relatório, divulgado em 2015, Cortiçol-de-pallas (pallas's sandgrouse), toirão (common buttonquail) e estamenha-de-pinheiro (pine bunting).

De acordo com informações de voluntários de 54 países, esses 30% estão em declínio populacional. Na Europa, 13% das aves estão ameaçadas de extinção e 6% estão quase ameaçadas. Esses resultados são reflexos dos últimos três relatórios da Lista Vermelha, lançados em 1994, 2004 e 2015.

A perda de habitat, progressão da agricultura, exploração indiscriminada de recursos naturais, degradação ambiental, como poluição atmosférica e de resíduos, práticas florestais predatórias, além das mudanças climáticas estão pressionado de forma intensa as populações de aves no continente.

“Essas são ameaças grandes e em grande escala que chamamos de ameaças sistêmicas e estão muito relacionadas à forma como nossa sociedade funciona e como usamos os recursos. É um sinal de que algo está muito errado ao nosso redor. Precisamos mudar a forma como vivemos, essa é a mensagem principal que vem de nossos resultados”, afirma Anna Staneva, chefe interina de conservação, BirdLife Europe and Central Asia, em entrevista ao The Guardian.

Reprodução/Pixabay

 



Para que uma espécie seja considerada quase ameaçada, sua população deve ter sido reduzida em 25%, por três gerações. Quando esse número ultrapassa 30%, as espécies entram para a categoria de ameaçada. Quando uma espécie não é observada nos últimos cinco anos na Europa, ela é considerada extinta regionalmente. Em 2015, duas espécies estavam com status de extinta, a tarambola-do-cáspio e a toutinegra-do-deserto-asiático, mas elas voltaram a ser vistas na região. A IUCN indica que ambientes rochosos, de falésias e picos de montanha, ainda são deficitários com dados para avaliação.

Por outro lado, espécies da família Ardeidae, Fringillidae e o Abutre-fouveiro apresentaram recuperação, por conta do banimento de pesticidas como o DDT e a criação de leis de proteção às espécies.

Mas as mudanças climáticas também podem beneficiar algumas paisagens e espécies, ainda que os efeitos gerais sejam nocivos a grande maioria. Os responsáveis pelo relatório esperam que o documento ajude nas iniciativas de governos no caminho da conservação das espécies. “Os governos de toda a Europa precisam traduzir a nova ambição global de restaurar a natureza em alvos legais, apoiados por políticas e financiamento corretos”, diz Martin Harper, diretor regional da BirdLife Europa e Ásia Central.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.