Aves aninhadas reconhecem sua vocalização
Espécies conseguem identificar o ‘dialeto’ local


19/01/2023 – Pesquisadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Uppsala acabam de publicar um estudo na revista científica Current Biology, que mostra que aves canoras juvenis reagem quando ouvem as vocalizações que vão produzir quando ficarem adultas, e isso ocorre quando ainda têm apenas 12 dias de idade. O estudo foi realizado com o papa-moscas em toda a Europa e no experimento eles responderam de forma preferencial a própria canção e do mesmo grupo populacional.

Da mesma forma que humanos, as aves canoras jovens aprendem suas vocalizações ouvindo seus pais e outros adultos do grupo. Em ambos os casos, o processo de aprendizagem suscita origem a pequenas mudanças de uma geração para outra, criando pequenas diferenças e definindo diferentes dialetos.

A pesquisa mostra que as vocalizações de papa-moscas de sete grupos diferentes formam dialetos bem definidos. Ao fornecer essas cações para cerca de 2 mil filhotes, os pesquisadores observaram que os jovens respondem a sons mais semelhantes às de seu próprio dialeto na busca por alimento.

A pergunta que fica é: como os filhotes conseguem reconhecer esses sons e reproduzi-los? A primeira resposta é que as aves canoras ouvem essas canções de seus pais e aprendem o dialeto local. Contudo, as centenas de horas gravadas das vocalizações dos papa-moscas na Estação de Pesquisa Tovetorp da Universidade de Estocolmo, mostraram que entre os filhotes ouvem poucas canções e mesmo aqueles filhotes cujos os pais cantam mais, eles responderam menos ao dialeto local.

Reprodução/Pixabay

 



Os pesquisadores esperam que esses resultados possam impulsionar novos estudos para avaliar respostas mais específicas do dialeto e quais as consequências desse comportamento. "Se as diferenças nas primeiras respostas musicais entre as populações são realmente inatas, isso sugere uma notável co-evolução entre uma característica cultural e os genes subjacentes a ela. Acredita-se que cantar o dialeto local ajuda os adultos a atrair parceiros apropriados", diz David Wheatcroft, professor associado do Departamento de Zoologia da Universidade de Estocolmo e principal autor do estudo.

Os pesquisadores também identificaram que as respostas aos dialetos podem ajudar as espécies a não aprender vocalizações de outras espécies. Verificou-se que as respostas dos filhotes de papa-moscas-de-coleira foram bastante fracas, em relação aos outros dialetos de papa-moscas. Deste modo, podemos sugerir que a capacidade de discriminar as vocalizações de outras espécies pode ser um subproduto forte as respostas do dialeto local.

Mais informaçõe: David Wheatcroft, Species-specific song responses emerge as a by-product of tuning to the local dialect, Current Biology (2022). DOI: 10.1016/j.cub.2022.09.063. www.cell.com/current-biology/f … 0960-9822(22)01605-0

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.