PROTEÇÃO À CAMADA DE OZÔNIO


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Janeiro de 2001

Está vigorando desde o início deste mês o cronograma que fixou, para as indústrias brasileiras, cotas decrescentes para a eliminação do consumo dos clorofluorcarbonados (CFCs), ou seja, os principais gases que destroem a camada de ozônio. O MMA estabeleceu, para 2001, uma redução de 15% do consumo do produto pelas indústrias. A eliminação total está prevista para 2007. As novas regras foram definidas depois de ampla negociação entre governo e iniciativa privada. Foram beneficiadas com prazos mais elásticos as pequenas e médias empresas que ainda trabalham com SDOs, usados principalmente em aparelhos de refrigeração.

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, disse que o compromisso firmado entre governo e indústria para redução do consumo de gases poluentes representa maturidade das partes envolvidas no que se refere à preservação do meio ambiente. "Temos repetido que não adianta apenas punir para garantir respeito à natureza, é preciso educar e firmar parcerias, viabilizando o desenvolvimento sustentável em todas as áreas", destacou. "Até 2007 nossas indústrias já deverão ter eliminado definitivamente o uso de CFC", prosseguiu.

O trabalho foi coordenado pela Unidade de Ozônio do MMA que, no ano passado, concluiu as discussões sobre o texto da Resolução 267, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), relativo a novos prazos para redução do consumo no país de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDOs).

A partir das ações implementadas pela Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA em 2000, 38 empresas brasileiras obtiveram a aprovação de seus projetos de conversão industrial pelo Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal (FMPM). Estes projetos vão propiciar a captação de cerca de US$ 7,4 milhões pelo parque industrial brasileiro, para a eliminação do consumo anual de 1,3 mil toneladas de SDOs.

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.