MMA CRIA ESTAÇÃO ECOLÓGICA PARA ESTUDO DA CAATINGA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Fevereiro de 2001

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou em Aiuaba, no Ceará, a segunda Estação Ecológica para proteção da Caatinga arbórea, ou seja, de vegetação alta. As características de biodiversidade e de paisagens da Caatinga são únicas no planeta, tornando o bioma um raro laboratório para os pesquisadores. Abrangendo 11.525 hectares do município de Aiuaba, a Estação Ecológica será implantada e administrada pelo Ibama.

O Ibama mantém no Nordeste 23 Unidades de Conservação para preservar a Caatinga. Destas, 10 são de proteção integral e 13 de uso sustentável. Também está sendo implantado o primeiro Corredor Ecológico no Ceará, que irá conectar as áreas protegidas dos Maciços Baturité, Aratanha e Maranguape.

As estações ecológicas são unidades de proteção integral e têm por objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas, que dependem de autorização prévia do Ibama. As áreas particulares incluídas em seus limites são desapropriadas de acordo com a lei. É proibida a visitação pública, exceto com fins educacionais e conforme o Plano de Manejo da unidade.

São permitidas alterações dos ecossistemas na Estação Ecológica nas seguintes situações: restauração do ecossistema modificado; manejo de espécies para preservação da diversidade biológica; coleta de componentes dos ecossistemas com finalidade científica cujo impacto sobre o ambiente seja maior do que o causado pela simples observação ou pela coleta controlada em área de no máximo três por cento da extensão da unidade até o limite de 1.500 hectares.

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.