PRESIDENTE ENVIA AO CONGRESSO PROJETO CRIANDO
POLÍTICA NACIONAL DE SANEAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Fevereiro de 2001

O presidente Fernando Henrique Cardoso enviou ao Congresso Nacional, projeto de lei que regula o serviço de saneamento básico no País. Encaminhado com pedido de urgência constitucional, o projeto define de quem é a responsabilidade pelo saneamento - se do Estado ou do município –, estabelece regras para venda do controle acionário das empresas (privatização) e também para a realização de novas concessões.

O objetivo do projeto é criar instrumentos efetivos para a universalização dos serviços. O que deverá ser buscado por todos os níveis de governo e pelas empresas prestadoras de serviços. O projeto de lei esclarece que os serviços de interesse local são aqueles em que os componentes da infra-estrutura de saneamento atendem exclusivamente a um município. Caso haja pelo menos um componente servindo a mais de um município, a competência passa a ser estadual.

O governo irá financiar investimentos e dará assistência técnica a estados e municípios. Mas a cooperação federal ficará condicionada ao cumprimento das diretrizes nacionais. A prioridade será para investimentos que atendam os segmentos de baixa renda, em especial os municípios das regiões mais pobres do País, e tratamento de esgotos, principalmente onde a falta do serviço provoque maior impacto ambiental.

De acordo com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, o objetivo do governo é garantir a regulamentação, "praticamente inexistente", do setor, de forma a assegurar a universalização dos serviços básicos de saneamento no prazo máximo de dez anos. Kelman acrescentou que a meta é levar cidadania, água e esgoto a todos os brasileiros. Ele disse esperar que os governadores trabalhem em conjunto com o governo federal dando prioridade à universalização.

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.