SARNEY FILHO AMPLIA CENTRO DE REFERÊNCIA AMBIENTAL NO RIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Fevereiro de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, assinou ontem, no Rio de Janeiro, termo de cooperação técnica com a Fundação Getúlio Vargas para implantação do Centro de Referência Ambiental. O objetivo do novo Centro é desenvolver atividades permanentes de educação ambiental referentes ao Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. Será instalado na sede do Ibama/Rio, e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável será a instituição co-promotora.

Sarney Filho entregou também os veículos e os equipamentos adquiridos pelo Ibama para fortalecimento das 14 secretarias municipais de Meio Ambiente beneficiadas pelo Programa de Revitalização Ambiental da Baía de Guanabara.

"O Rio de Janeiro não é apenas uma prioridade na política de meio ambiente do MMA. É uma prioridade nacional", destacou o ministro. Ele lembrou que o Rio de Janeiro abriga em seu território, entre outros fatores, importante remanescente da Mata Atlântica do país. "Estamos estabelecendo patamares comprometidos com o século XXI, quando a informação qualificada não pode ser mais privilégio dos profissionais de centros de excelência, mas da sociedade organizada, do cidadão comum", enfatizou o ministro Sarney Filho.

O ministro destacou a importância da participação da sociedade nos programas ambientais, e lembrou que todo o processo conduzido até então no Rio de Janeiro resulta do entendimento com as bases e lideranças municipais de governo e da sociedade civil. "Entendemos que somente dessa forma fica garantido o alcance da sustentabilidade ambiental, juntamente com condições econômicas e sociais favoráveis à população alvo das ações. Somente dessa forma a intervenção em prol de um ambiente saudável tem como conseqüência direta a melhoria da qualidade de vida da comunidade", afirmou".

Segundo o ministro, todas essas atividades poderiam não influenciar o comportamento da população residente do entorno da Baía de Guanabara, se não estivessem previstas campanhas de esclarecimento público a respeito dos ganhos obtidos com os investimentos. Sarney Filho informou que estas campanhas deverão acontecer a partir de maio desse ano, quando as ações executivas terão maior vsisibilidade para a população.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.