O PROJETO POMAR E SEUS BICHOS


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Março de 2001

José Jorge/SMA
O Brasil, historicamente, não proporcionava um destino adequado à madeira apreendida em ações de fiscalização dos organismos governamentais. Agora, o Governo Federal desenvolveu um conjunto de soluções que está levando ao aproveitamento desses estoques. Com aproximadamente 100 mil metros cúbicos de madeiras apreendidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), serão construídas cinco mil residências em assentamentos no estado do Pará, ainda este ano, gerando pelo menos cinco mil empregos diretos em áreas com reconhecido déficit de moradias e de postos de trabalho. Uma ninhada com seis filhotes de capivara é a mais recente novidade do Projeto Pomar. As famílias de capivaras vem aumentando ao longo do rio e os funcionários responsáveis pelo projeto já contabilizam cerca de 35 animais desta espécie vivendo às margens do Pinheiros, além dos filhotes nascidos no início de fevereiro.


O programa, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para recuperar a vegetação das margens do Rio Pinheiros, vai aos poucos obtendo novos frutos recriando também as condições para a volta de outras formas de vida para a região. Recentemente, ao tentar remover uma pedra em um dos canteiros do projeto, os funcionários foram surpreendidos por uma família de gambás, que escolheram o local para esconder sua ninhada.

Algumas vezes, porém, descobertas como estas são motivo de susto, como foi o caso da captura de uma cobra venenosa, da família das jararacas. Outros animais peçonhentos também habitam a região, como aranhas e escorpiões, o que levou a administração do Projeto a estabelecer um acordo com o Instituto Butantã para encaminhá-los para pesquisa e aproveitamento do veneno. Até agora foram capturadas cinco serpentes de famílias diversas. Um número pequeno, se forem consideradas as condições locais, com água e muita vegetação. A proliferação certamente é controlada pelas corujas, gaviões e outras aves caçadoras que também estão sempre sobrevoando a região do Projeto Pomar.

A convivência tem sido tão freqüente que já dá para saber onde encontrar cada espécie, o que tem permitido o controle e o acompanhamento dos animais, realizada de forma zelosa e espontânea pelas pessoas que trabalham no local. O único que ainda mantém distância e mistério é o jacaré, que aparece em pontos diferentes e some durante longos períodos.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Eli Serenza

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.