SARNEY FILHO E PADILHA REÚNEM-SE EM SEMINÁRIO
SOBRE MEIO AMBIENTE E TRANSPORTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Março de 2001

Os ministros do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e dos Transportes, Eliseu Padilha, abrem hoje o Seminário de Capacitação Básica em Meio Ambiente e Transporte, cujo tema será Ação Ambiental das Organizações Não Governamentais. O assunto será debatido a partir de palestra do ex-presidente do Ibama, Eduardo Martins.
Eduardo Martins disse que as ONGs têm cumprido papel fundamental de construir o controle social sobre os problemas ambientais brasileiros. Em sua opinião, este trabalho tem sido realizado com a formação de opinião, mobilização contra condutas consideradas inadequadas e na prestação de serviços como parcerias de governos e setor produtivo.

Referindo-se às críticas feitas por ONGs às hidrovias, Eduardo Martins observou que as reações são funadamentadas principalmente nas experiências de hidrovias implantadas na Europa e nos Estados Unidos que, em certos casos, cometeram graves erros ambientais. Observou que o papel das ONGs no caso das hidrovias no Brasil é acompanhar os projetos, de modo a evitar que se repitam erros ambientais muitas vezes irreversíveis.

Eduardo Martins, que coordenou a elaboração do projeto da Lei de Crimes Ambientais, acredita que todo arcabouço legal necessita ser aperfeiçoado de forma constante. No processo de avançar e atender aos contextos dinâmicos da sociedade brasileira, a legislação ambiental tem evoluído e potencializado os instrumentos de controle social, levando a melhoria significativa da gestão ambiental privada e pública, acrescentou. Em sua opinião, a Lei de Crimes Ambientais e a ampliação da participação do Ministério Público são marcos deste processo.

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.