ANAMMA É CONTRÁRIA A ALTERAÇÕES NA MP DO CÓDIGO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2001

A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), entidade que representa os municípios no Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), manifestou ontem apoio ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, em relação à Medida Provisória que altera o Código Florestal. A MP em vigor fixa em 80% a extensão de mata nativa a ser preservada nas propriedades rurais situadas em áreas de Floresta Amazônica e em 35% nas áreas de cerrado na região. Os ruralistas querem reduzir estes percentuais, e reafirmaram esta posição na última quarta-feira, durante audiência pública na Câmara dos Deputados que contou com a presença de Sarney Filho.

Recebido ontem em audiência pelo ministro Sarney Filho, o presidente da Anamma, Gerson Almeida, reiterou que a entidade é contrária a proposta de reduzir de 35% para 20% a reserva legal em propriedades rurais nas áreas de cerrado na Amazônia Legal. A Medida Provisória que altera o Código Florestal deverá ser votada no próximo dia 4 na comissão mista e, em seguida, segue para votação em plenário.

"O substitutivo que está sendo apresentado por representantes do setor ruralista não representa a opinião dos demais setores da sociedade. Procura subordinar a Política Nacional de Meio Ambiente e a proteção das áreas naturais que devem ser preservadas, aos interesses particulares dos fazendeiros. Acho que a Política Nacional de Meio Ambiente não pode se subordinar a isso", ressaltou Gerson Almeida.

O presidente da Anamma lembrou que a Medida Provisória em vigor é resultado de um processo de debate no âmbito do Conama, órgão considerado o grande fórum da Política Nacional de Meio Ambiente no país, com representação de todos os segmentos.

A Anamma, explicou Gerson Almeida, entende que o Ministério do Meio Ambiente deva assumir uma postura contrária à proposta da MP. "Acreditamos que com essa posição, que é respaldada pelos ambientalistas no Brasil inteiro e pelas entidades que tratam dessa matéria, poderemos, de fato, fazer com que a posição dos ruralistas não se imponha ao conjunto do Congresso Nacional. Estamos preocupados com a possibilidade de que esse projeto seja votado sem as discussões necessárias com os demais setores da sociedade", concluiu.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.