DOIS FILHOTES DE PEIXE-BOI MARINHO SÃO DEVOLVIDOS AO MAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2001

Criado há 20 anos, o Projeto Peixe-boi vai reintroduzir hoje dois filhotes de peixe-boi marinho na costa do Brasil. A operação será realizada na praia Patacho , em Alagoas. O resgate de filhotes encalhados ao longo do litoral brasileiro é uma das estratégias desenvolvidas pelo Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos do Ibama (CMA) para a conservação do peixe boi. O CMA fica localizado na Ilha de Itamaracá (PE).

O presidente do Ibama, Hamilton Casara, participará da ação de devolução dos filhotes ao mar. Estes filhotes permaneceram em cativeiro por mais de 2 anos para reabilitação. Apelidados pelos técnicos do Ibama de Araqueto e Boi Voador, os animais estão com aproximadamente 4 anos de idade e completamente aptos a voltar à natureza.
Os peixes são examinados diariamente pelos veterinários do Centro e monitorados pelos técnicos do setor. Este trabalho faz parte da avaliação da saúde dos animais antes da soltura em alto mar.

Os filhotes serão transportados dentro de uma piscina adaptada na carroceria de um caminhão durante a madrugada de hoje. Na praia Patacho os peixes serão colocados dentro de um cercado, preparado especialmente para a reintrodução. Neste local, os animais permanecerão por mais de uma semana – é o chamado período de adaptação ao novo ambiente. Em seguida serão soltos e passarão a ser monitorados por meio de radiotransmissor. Os aparelhos são introduzidos nos animais no momento da soltura. O CMA já devolveu ao mar outros nove filhotes.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.