ONGs ELOGIAM SARNEY FILHO


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2001

Representantes do Fórum Brasileiro de Organismos Não-Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento parabenizaram o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, pelo discurso feito na abertura do 13º Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e Caribe. No discurso, Sarney Filho criticou os países desenvolvidos pela falta de cumprimento dos compromissos assumidos durante a Eco-92, incluindo a redução da pobreza por meio da transferência de tecnologia e abertura de mercados.

Representando a WWF, Analuce Freitas disse que o discurso acentuou os principais pontos destacados pelas ONGs durante a reunião das Redes de Organizações Não-Governamentais da América Latina e Caribe, no último final de semana, também no Rio de Janeiro. "Para as ONGs, foi importante o ministro ter afirmado que o sucesso da Rio+10, reunião mundial que acontecerá na África do Sul em 2002, dependerá da participação efetiva dos Estados Unidos e demais países industrializados", disse Analuce Freitas.

Sarney Filho destacou que ONGs e governo atuam hoje em conjunto porque ambos têm o mesmo objetivo: a preservação do meio ambiente. "A defesa do meio ambiente não depende apenas de governo, mas de ações que envolvam todos os segmentos da sociedade", prosseguiu o ministro.

Renato Cunha, do Fórum Brasileiro de ONGs, agradeceu ao ministro por ter enfatizado a necessidade de se criar acordos multilaterais. "Harmonizar os condicionantes ambientais de nossos processos produtivos não implica ônus, mas capacita-nos a superar as barreiras não tarifárias de conteúdo ambiental que tanto têm perturbado nossas transações comerciais, impedindo-nos de ocupar melhor espaço no mercado internacional", ressaltou Sarney Filho em seu discurso.

Os representantes das ONGs elogiaram também a atuação de Sarney Filho nos assuntos relativos ao Código Florestal, a ser votado brevemente em plenário na Câmara dos Deputados. O ministro defende a manutenção das propostas encaminhadas ao Congresso pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que são contestadas pelos ruralistas. A intenção é garantir a manutenção da proposta que assegura, como reserva legal, extensão equivalente a 35% da propriedade em área de cerrado na Amazônia e em 80% da propriedade em área de floresta amazônica. Os ruralistas querem reduzir estes percentuais. Referindo-se à construção da usina nuclear de Angra III, Renato Cunha solicitou ao ministro que a sociedade civil tenha maior participação quando o tema estiver sendo discutido no âmbito do Conama. "Acreditamos que questões relacionadas à geração de energia devam ser precedidas de ampla discussão nacional", disse Renato Cunha.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.