DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA: VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL

Panorama Ambiental
São Paulo - Brasil
Janeiro de 2002

     
A exploração ilegal e predatória de madeira é uma das principais forças de destruição da floresta amazônica. Apesar de existirem no papel, as regras do chamado manejo florestal raramente são cumpridas. A falta de controle dos órgãos públicos e a irresponsabilidade do setor madeireiro resultam em uma exploração de alto impacto ambiental que pouco contribui para o desenvolvimento da região, ameaçando a sobrevivência da fauna, da flora e das populações tradicionais da Amazônia.

Ao contrário do que muita gente pensa cerca de 85% da produção de madeira amazônica destina-se a abastecer o mercado brasileiro. Na forma de compensados, tábuas e madeira maciça par móveis e construção civil, a destruição da floresta chega até você.

O Greenpeace está trabalhando por um novo modelo de desenvolvimento para Amazônia, que combine responsabilidade social e proteção ambiental, que explore os recursos da floresta de maneira racional e proporcione qualidade de vida para os 20 milhões de habitantes da região amazônica.

O Greenpeace vem expondo a derrubada inescrupulosa de árvores feita pela indústria madeireira e exigindo das autoridades governamentais instrumentos eficientes de controle e fiscalização. A campanha também visa educar consumidores, incentivando-os a escolher produtos ecologicamente sustentável, como a madeira certificada pelo FSC.

O envolvimento e conscientização de consumidores brasileiros e internacionais são fundamentais na luta para garantir um futuro para a última grande floresta tropical do planeta.

Acredita-se que a Amazônia é o ecossistema com maior grau de biodiversidade do planeta, abrigando 60 mil espécies de plantas, mil espécies de pássaros e mais de 300 espécies de mamíferos. Nos rios amazônicos, vivem cerca de 2 mil espécies de peixes e mamíferos aquáticos, como o boto cor de rosa. Grande parte desta diversidade permanece desconhecida. Cientistas estimam que apenas 40% das espécies de insetos já foram identificadas. Durante a década de 90, sete novas espécies de macacos, duas de pássaros e dúzias de sapos e peixes foram descobertas. A destruição da floresta põe em risco a sobrevivência da fauna e da flora. Entre os animais amazônicos ameaçados de extinção, encontra-se a onça-pintada, o peixe-boi, a ararinha e macaco barrigudo. A área de destruição é assustadora, cerca de 600 mil km², uma área do tamanho da França.
Mas, felizmente você pode ajudar acabar com esta realidade:

· Não compre a destruição! Seja um consumidor responsável e prefira produtos florestais com o selo FSC ou pesquise alternativas não-madeireiras para construir, reformar ou decorar.
· Use seu poder de consumidor! Informe a lojistas e revendedores de produtos florestais que você exige garantias de que a madeira provém de exploração ecologicamente sustentável. Se o estabelecimento não vender produtos FSC, proteste.

O FSC, ou Conselho de Manejo Florestal. É um selo internacionalmente reconhecido que garante que a madeira foi extraída da floresta de maneira ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa. Ao comprar produtos com o selo FSC, você incentiva empresas que estão preocupadas com a preservação da Amazônia e diz não à destruição.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Ascom
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.