MMA FAZ PESQUISA SOBRE PRODUTOS ECOEFICIENTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2002

O Ministério do Meio Ambiente está realizando pesquisa sobre as empresas que oferecem no mercado produtos e serviços ecoeficientes. Essas empresas farão parte de um cadastro e poderão, em breve, ser consideradas fornecedoras preferenciais do governo. Segundo o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o objetivo é divulgar produtos ecologicamente corretos entre os gestores públicos e permitir mais uma opção no momento da compra. "Não basta apenas estimular a sociedade. O governo precisa dar o exemplo", afirmou o ministro.

A pesquisa é feita de maneira espontânea. As empresas interessadas devem preencher o formulário disponível no endereço da página do MMA na Internet: www.mma.gov.br/port/sds/pesquisa.html. Entre os aspectos averiguados estão a quantidade de material reciclável usada no produto, o volume de água utilizado no processo de fabricação, consumo de energia, a redução de substâncias tóxicas e a emissão de poluentes.

A pesquisa averigua, ainda, a existência de licença ambiental, se as empresas desenvolvem tecnologia para reduzir a geração de resíduos, se adotam diretrizes para aumentar o ciclo de vida dos produtos, se produzem sua própria energia e se efetuam a reciclagem ou o reaproveitamento das águas residuais.

Produto ecoeficiente pode ser definido como artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, seja não-poluente, não-tóxico, reciclável, notadamente benéfico ao meio ambiente e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável. O uso de matérias-primas naturais renováveis, obtidas de maneira sustentável e o reaproveitamento e a reciclagem de matérias-primas sintéticas por processos tecnológicos limpos são os primeiros itens de classificação de um produto ecologicamente correto.

Para que um produto possa receber o rótulo de ecológico, todos os processos produtivos devem ser limpos e apropriados, com o uso de matérias-primas naturais renováveis ou não-renováveis (mas reaproveitáveis), sintéticas reaproveitadas e/ou recicladas, com insumos ecológicos, com baixo consumo energético para sua fabricação, com a menor carga residual sobre o meio ambiente, com possibilidade máxima de recuperação ou reciclagem. A empresa fabricante deve planejar o produto em todo seu ciclo de vida útil, incluindo a fase pós-consumo.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.