ÍNDIOS: GOVERNO FEDERAL EXTINGUE A
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2002

A notícia foi anunciada com sutileza nos meios de comunicação nacionais na terça-feira,19. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a quem cabe a execução da política nacional de saúde indígena, foi oficialmente extinta. Em seu lugar foi criado o Sistema de Saúde Indígena e a Agência Federal de Prevenção e Controle de Doenças (APEC). De acordo com a Medida Provisória nº 33, publicada no Diário Oficial da União, o Sistema de Saúde Indígena será ligado diretamente ao Ministério da Saúde e fiscalizado pela APEC.

A extinção da Funasa faz parte da orientação neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso, que substitui a estrutura governamental por agências de controle. A forma como se concretizou, no entanto, causou estranheza pela precariedade de discussão nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s). Os profissionais de saúde não têm idéia do que ocorrerá com os distritos, com os programas de formação de Agentes Indígenas de Saúde, as Casas do Índio (que fazem atendimento médico de emergência) e os hospitais de atendimento exclusivo aos índios.
É a segunda vez que a assistência à saúde indígena é esfacelada. No governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (11000-1992) o atendimento aos povos indígenas foi descentralizado. As políticas públicas referentes à saúde e educação, antes centralizadas na Funai, foram entregues aos ministérios da Saúde e o da Educação. O Ministério da Saúde, delegou o atendimento à Funasa, autarquia da estrutura ministerial. A Funai continuou com um setor de saúde e a partir daí iniciaram-se os conflitos de competência. Nas regiões os técnicos e os povos indígenas se reportam aos dois órgãos em busca de atendimento, causando muita confusão.

Já há algum tempo o Cimi alerta para o perigo da terceirização dos serviços de saúde indígena. O governo, atendendo uma exigência dos índios, criou os DSEI’s mas a execução da assistência à saúde indígena foi aberta à participação de outros segmentos, a exemplo de Ongs e prefeituras. Ficou estabelecida a política de convênios entre os órgãos e o Ministério da Saúde.

As reclamações e os problemas se avolumaram. Os povos indígenas passaram a denunciar corrupção, desvios de equipamentos, descaso, incompetência profissional e tratamento preconceituoso. A última denúncia chegou ao Cimi na semana passada. O Conselho Indígena de Roraima (CIR) revelou a redução dos orçamentos dos convênios, a padronização salarial – que poderá acarretar a demissão de parte dos funcionários.

A extinção da Funasa levanta dúvidas quanto ao futuro da saúde indígena e provoca apreensão nas aldeias. Esta semana cerca de 250 índios, representando 42 povos dos estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo estiveram reunidos em Caruaru, Pernambuco, para avaliar o assistência em saúde para os povos indígenas, definir estratégias para enfrentar a nova política nacional do governo federal para o setor e debater sobre as conseqüências da extinção da Funasa.

Fonte: CIMI – Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.