RIO DE JANEIRO PODE VIRAR PATRIMÔNIO MUNDIAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2002

O Rio de Janeiro poderá se tornar o mais novo Patrimônio da Humanidade. O anúncio foi feito esta semana pelo secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, José Pedro Costa. O Itamaraty encaminhou a proposta dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura à Unesco, onde constam paisagens como a do Pão de Açúcar, os Morros da Urca e Cara de Cão, o Parque Nacional da Tijuca e o Jardim Botânico. Foram entregues ainda outras duas propostas, transformando o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, de sítio cultural em sítio misto cultural e natural e a ampliação do Parque Nacional do Jaú, Amazonas.

Esta é a primeira proposta brasileira de Patrimônio Mundial Misto. Atualmente, existem no Brasil 17 sítios de Patrimônio Mundial reconhecidos, dos quais sete são naturais. O primeiro patrimônio misto de paisagem cultural ou natural é o Rio de Janeiro.

"Acho que, em primeiro lugar, é uma questão de justiça. Nós temos a primeira capital e a última capital brasileira já reconhecidas como Patrimônio Mundial, o Pelourinho, na Bahia e Brasília (DF)", disse o disse o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro Costa. No caso específico do Rio de Janeiro, a aprovação da proposta deve atrair mais turistas, dar mais visibilidade a essas áreas e garantir a proteção do Parque Nacional da Tijuca, que hoje está em excelentes condições. "Mas queremos que ele permaneça assim", prosseguiu José Pedro. O governo brasileiro está acompanhando uma nova tendência da Unesco, utilizando uma categoria mista para casos em que é difícil separar patrimônio natural de cultural.

Desde 1980, a Unesco vem transformando algumas regiões do país em sítios culturais ou naturais do Patrimônio Mundial, contribuindo para a preservação da história e do meio ambiente. A primeira área homologada como Patrimônio Natural da Humanidade foi o Parque Nacional do Iguaçu, em 1986.

O título de Patrimônio Mundial conferido pela Unesco representa um aumento significativo de um dos grandes potenciais dessas regiões, o ecoturismo, garantindo a preservação da biodiversidade, o melhor e mais direto acesso a recursos e a promoção do desenvolvimento sustentável. No total, são mais de 40 Unidades de Conservação brasileiras reunidas em 7 sítios naturais até o momento.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.