FOLHAS DE PALMEIRAS JERIVÁS E JUÇARAS SÃO
FURTADAS DE CANTEIROS DO PROJETO POMAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2002

As palmeiras jerivás e juçaras do Projeto Pomar, no trecho implantado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente na margem direita do Rio Pinheiros, na altura da Ponte João Dias, tiveram suas folhas furtadas na madrugada da quarta para quinta-feira (21/3), presumivelmente para comercialização no Domingo de Ramos.

Sessenta pés de jerivás, com cerca 3,5 m de altura, e 19 de juçara, com 1,50 m, todas com aproximadamente três anos de idade, tiveram as folhas cortadas radicalmente. A estimativa é de que cada árvore tinha de dez a doze folhas, num total de mais de 800 unidades, que são transformadas em pequenos ramos cujo preço de venda, na porta de igrejas, gira em torno de R$ 1,00.

Os fiéis, no Domingo de Ramos, costumam adquirir folhagens de plantas para o ritual litúrgico tradicional, que representa simbolicamente a entrada de Cristo em Jerusalém. Nessa cerimônia religiosa, os ramos constituem um sinal da fé cristã.

O furto ocorreu no trecho-piloto do Projeto Pomar, cuja implantação se iniciou no final de 1999, apresentando as árvores mais frondosas de todos os 18 trechos ao longo de 28 km de margens do rio, onde foram plantadas centenas de milhares de mudas de espécies arbóreas e arbustivas.

Os técnicos do projeto, que notificaram o ocorrido junto à Polícia Militar Ambiental, não sabem, ainda, avaliar as possibilidades de recuperação das plantas, por causa da extensão dos danos que sofreram.

Duas jerivás e duas juçaras, que foram totalmente destruídas, não têm condições de sobrevivência. As demais terão um reforço na adubação e irrigação, e serão observadas com mais atenção. Além disso, haverá um reforço na vigilância para evitar a repetição de ocorrências dessa natureza.

O geógrafo Dagoberto Meneghini, que atua no Projeto Pomar, afirma que “as palmeiras eram o orgulho do projeto, pois estavam se desenvolvendo e começavam a fazer parte da paisagem”. Diz ainda que a falta de conscientização da população constitui ainda um grave problema, pois ocorrem furtos sistemáticos de mudas de plantas ao longo dos diversos trechos do Projeto Pomar. “Vemos, freqüentemente, carros estacionarem nas Marginais e seus proprietários descerem para apanhar mudas dos jardins”, lamenta.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Newton Miura)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.