MINISTRO CRITICA PAUTA DE PAÍSES RICOS PARA RIO+10

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2002

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, afirmou que a discussão sobre a questão da pobreza na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+10), que será realizada em Johanesburgo, não pode excluir os outros graves problemas ambientais mundiais. "O modelo econômico que permite o aumento da pobreza é o mesmo que promove a degradação ambiental", disse, na última quarta-feira, ao receber a visita do vice primeiro-ministro da Grã-Bretanha, John Prescott.

Ele informou ao vice primeiro-ministro que o Brasil pretende discutir seriamente a mudança nos padrões de consumo dos países desenvolvidos, por considerar que este modelo de desenvolvimento é diretamente responsável pelo agravamento dos problemas ambientais. "A assimetria existente hoje acentua o poder das economias centrais e agrava as dificuldades dos países em desenvolvimento", afirmou o ministro.

Carvalho destacou que os problemas ambientais se acentuaram desde 1992 em função da globalização. Ele disse, no encontro com o representante do governo britânico, que não há mais espaço para se fazer apologia sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. "É preciso adotar ações concretas e com prazos de cumprimento definidos. Não iremos resolver o problema da pobreza com filantropia internacional", destacou o ministro.

Segundo John Prescot, que visita diversos países discutindo as posições britânicas a serem apresentadas na Conferência, a ênfase da participação britânica em Johanesburgo será o combate à pobreza nos países subdesenvolvidos.

Na opinião de Carvalho, entretanto, a discussão em Johanesburgo deve ser feita no contexto da Rio-92, ou seja, na busca de alternativas para o desenvolvimento sustentável. Ele defende, ainda, a definição de instrumentos concretos de cooperação bilateral pelos quais os países mais ricos possam auxiliar os países pobres e os em desenvolvimento.

Segundo o ministro, não é possível dissociar pobreza da sustentabilidade. Ele destacou que rediscutir a ordem econômica mundial é fundamental para possibilitar a elevação do padrão de renda nos países pobres e em desenvolvimento. O ministro lembrou que o conceito de desenvolvimento sustentável pressupõe o combate à pobreza.

De acordo com Fábio Feldman, coordenador da participação brasileira na Rio+10, que também esteve presente ao encontro, se a discussão ficar centrada na pobreza, especialmente na pobreza africana, como pretendem os países mais ricos, a agenda da Conferência terá o foco alterado. "O Brasil está solidário com os países africanos mas, se forem excluídas as questões relativas ao desenvolvimento sustentável, em vez de discutirmos uma agenda Norte-Sul, estaremos discutindo uma agenda Sul-Sul", disse Feldman.

 
 

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.