O LIVRO “AS FLORESTAS DO AMAZONAS” NA
BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2002

O livro "As Florestas do Amazonas - espécies, sítios, estoques e produtividade", de Richard W. Bruce, revela o resultado de estudos dos inventários florestais realizados no Estado nos anos 80 e 90, e vai ser exposta na Bienal do Livro de São Paulo, neste final de semana, dias 27 e 28, pela Edições Ibama.

O livro é fruto da longa experiência no setor florestal de Richard W. Bruce, PhD em Economia Florestal, é o autor do primeiro Plano de Manejo Florestal aprovado pelo Ibama no Estado do Amazonas (en 1982), e de outros 36 projeto de manejo florestal.

"As Florestas do Amazonas", segundo o autor, apresenta uma abrangente visão empírica das florestas do Estado do Amazonas, baseada em 50 inventários florestais realizados no período de 1989 a 1998. Foram levantados os estoques e a produtividade das florestas, sua composição florística e a distribuição geográfica das espécies.

As florestas pesquisadas estão localizadas nas regiões dos rios Madeira, Purus, Juruá e médio Solimões e de Itacoatiara-Uatamã-Balbina, totalizando 1,2 milhões de hectares e de mais de 140.000 árvores. "Apesar de sua formação acadêmica e de ser profundo conhecedor da indústria madeireira da Amazônia o Dr. Bruce não tem a pretensão de nos apresentar um tratado acadêmico/científico mas, sim, uma visão ampla e empírica das florestas nativas do Estado do Amazonas", comenta Paulo José Prudente de Fontes - chefe do DEREF/IBAMA.

A obra analisa os impactos da exploração tradicional praticada nas várzeas do Amazonas e um catálogo atualizado nos nomes vulgares e científicos utilizados no Estado. Segundo Richard, algumas novidades apresentadas no livro: padrões para avaliações das propriedades florestais; as espécies florestais mais encontradas no Amazonas; localização geográfica das espécies comercializáveis; comparações entre sub-regiões do Estado; um programa informatizado para processamento dos inventários florestais; novidades sobre as diferenças das florestas da várzea e terra firme; identificação das árvores por mateiros; alturas e diâmetros das árvores; as consequências da exploração tradicional da várzea; amostragem adequada em inventários florestal e preferências para várzea e terra firme.

 
 

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.