GOVERNO FRANCÊS VAI APOIAR PROPOSTA BRASILEIRA DE AUMENTO DO USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA 10%

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2002

O professor José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, conseguiu o apoio do Governo francês à proposta brasileira de aumento do uso de energias renováveis modernas em todos os países do mundo, que passaria da fração atual de 2% para 10% em 2010.

Convidado a participar de um encontro preparatório à Conferência de Joanesburgo na cidade francesa de Rennes, no início da semana, Goldemberg foi recebido em audiência pela ministra de Desenvolvimento Sustentável da França, Tokia Saïf, que manifestou seu apoio à proposição brasileira, que se originou na Secretaria do Meio Ambiente paulista e é coerente com as propostas da União Européia.

No encontro, do qual participaram mais de 500 representantes da indústria, poder público e ONGs francesas e dos países francófonos, o secretário do Meio Ambiente fez um retrospecto da questão ambiental desde a Eco-92. Deixou claro que se as Nações Unidas colocarem em vigor a determinação de acrescentar mais 8% de energias renováveis à matriz energética que move e aquece o mundo, no prazo de uma década, os benefícios e vantagens advindos poderão propiciar a criação de novas oportunidades de trabalho em comunidades rurais, oferecendo possibilidades de manufatura local, contribuindo ainda para aumentar a segurança do suprimento energético, já que estas energias renováveis não requerem importação, como é o caso do petróleo e derivados.

A utilização de fontes de energia locais, além de propiciar o acesso à água limpa e potável e a alimentos cozidos, viabilizaria a redução do tempo gasto pelas mulheres e crianças com atividades básicas de sobrevivência, como a procura de lenha para o fogo, busca de água etc.; assim como democratizaria o acesso à iluminação que permite o estudo em casa, aumenta a segurança e reduz o desmatamento para cocção de alimentos.

"Além de serem excelentes criadoras de emprego", sintetizou Goldemberg, pouco antes de obter a promessa de apoio da França à proposta, depois que esta foi encampada pela iniciativa privada francesa e pelas organizações não-governamentais reunidas em Rennes. O secretário lembrou ainda que a proposta contribui para aumentar a diversidade do suprimento de energia, assegurando o suprimento de energia sustentável a longo prazo e reduzindo as emissões atmosféricas (local, regional e global).

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.