CONSEMA DISCUTE FORMAS DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A REGIÃO DE PAULÍNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

O CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente apreciou na terça-feira (13/8) o relatório "Diagnóstico e Novas Formas de Gerenciamento Ambiental para a Região de Paulínia". O documento, ainda em elaboração, sistematiza dados de qualidade ambiental e características do meio físico, para fundamentar um modelo de gestão para a região.

O relatório foi elaborado pela Comissão Especial de Avaliação Ambiental do CONSEMA, que levantou dados disponíveis em instituições como a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Embrapa e outros, para desenvolver uma metodologia de trabalho, com base no pólo industrial de Paulínia.

O município foi escolhido por causa de suas características físicas que se aproximam das normalmente encontradas no Estado de São Paulo, contrapondo-se, por exemplo, a Cubatão, que tem um grande parque industrial mas com características físicas diferenciadas.

Utilizando cartas digitais, inventários do Instituto Florestal e imagens de satélite, foi elaborada a "Carta de Uso e Ocupação da Região de Paulínia", com destaques para áreas de uso agrícola; de uso urbano; remanescentes de mata nativa; e uso e ocupação no perímetro interno das indústrias. O estudo aponta a real capacidade de suporte do meio para a instalação ou ampliação de novas indústrias na região.

De acordo com o diagnóstico, verificou-se que, potencialmente, as indústrias contribuiriam com 84% da carga poluidora orgânica da Bacia do Rio Camanducaia, formada por nove municípios da região, ficando os restantes 16% como contribuição do esgoto doméstico. No entanto, a contribuição efetiva das indústrias é de 39%, em função do controle efetuado, ficando os lançamentos domésticos, que não passam por nenhum tratamento, com 61%.

Quanto à qualidade do ar, poluentes como o dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2) apresentaram concentrações sempre abaixo dos padrões legais, em todos os períodos de medição. Foram constatados níveis elevados de partículas totais em suspensão e de fumaça, com algumas ultrapassagens de padrão.

As partículas inaláveis apresentaram um quadro um pouco mais grave, sendo que, entre julho de 1999 e novembro de 2000, foram registrados 10 valores acima do padrão. No entanto, o ozônio é o poluente que mais preocupações levanta, já que costumeiramente são observados valores acima dos padrões legais, tendo-se já registrado 284 microgramas/m3, quando o nível de atenção, para esse poluente, tem como valor de referência 200 microgramas/m3.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.