RETRATO DOS AVANÇOS E OBSTÁCULOS PÓS-RIO-92

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

Às vésperas da Rio+10, o livro Meio Ambiente Brasil, Avanços e Obstáculos Pós-Rio-92, com artigos de cerca de 50 especialistas de diferentes segmentos da sociedade, propõe uma reflexão sobre a situação ambiental do Brasil. O lançamento será em São Paulo na próxima quinta-feira (15/08), juntamente com A Década do Impasse: da Rio-92 à Rio +10.

O Instituto Socioambiental e o Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a editora Estação Liberdade e patrocínio da Fundação Ford, lançam em São Paulo na próxima quinta-feira (15/08) a publicação Meio Ambiente Brasil - Avanços e Obstáculos-Pós-Rio-92.

Reunindo a opinião de mais de 50 autores sobre temas relacionados aos entraves e à implementação de resultados da Rio-92, de grandes empresários a trabalhadores rurais, a publicação é dividida em três partes.

A primeira delas é formada por um artigo sobre a situação ambiental do país assinado pelos organizadores da obra, João Paulo Capobianco, um dos coordenadores do Instituto Socioambiental, Aspásia Camargo e José Antonio Puppim de Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas.

A segunda parte traz alguns dos artigos que analisam os principais documentos internacionais aprovados na Rio-92 tais como: Um ethos para salvar a terra, de Leonardo Boff, O Brasil e as Mudanças Climáticas Globais, de Márcio Santilli, Georgia Carvalho e Daniel Nepstad, e Agenda 21 Brasileira - Instrumentos e Desafios para a Sustentabilidade, de Rubens Born.

Na parte final do livro, agricultura sustentável, biomas brasileiros, biodiversidade, recursos hídricos, energia, meio ambiente urbano, responsabilidade social das empresas e produção e consumo sustentáveis são assuntos apresentados por diversos especialistas, também responsáveis por elaborar uma pergunta relacionada ao tema. As questões são posteriormente respondidas por quatro autores de diferentes segmentos da sociedade - ONGs, movimentos sociais, empresários e acadêmicos.

Para João Paulo Capobianco, convencer o público mais amplo da necessidade de produzir, organizar e apostar na informação para monitorar as decisões, ou provocar o "bom" debate sobre sustentabilidade são as principais expectativas em relação à publicação.

 
 
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.