SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE INAUGURA CENTRO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2002

O secretário estadual do Meio Ambiente, Professor José Goldemberg, inaugura nesta quinta-feira (12/9), às 10 horas, o Centro de Estudos e Manejo de Animais Silvestres - CEMAS, que funcionará no Parque Estadual Alberto Loefgren, no Horto Florestal, nesta Capital. Implantado pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o centro foi criado para cuidar de animais silvestres nativos apreendidos e buscar a sua reabilitação, adaptação e reintegração à natureza.

No CEMAS, os animais contarão com atendimento médico-veterinário e acompanhamento biológico, sendo submetidos a quarentena para sua plena recuperação. Após o tratamento, alguns poderão necessitar de reabilitação e adaptação, conforme a espécie ou seu estado de saúde, antes da soltura na localidade de procedência. Os que não reunirem condições de sobrevivência na natureza deverão ser encaminhados a zoológicos, criadouros ou instituições de pesquisa, com a devida indicação e autorização do IBAMA.

Construído com recursos da Petrobras, entre outros parceiros, o CEMAS tem capacidade para atender a, aproximadamente, 4.600 espécimes/ano e conta com infra-estrutura hospitalar, setor de nutrição, quarentenário e sede para recepção e vivência ambiental. Promovendo treinamentos em suas instalações, contribuirá também para a capacitação de estudantes e profissionais da área da Veterinária.

A criação do CEMAS é o primeiro passo do Programa de Proteção à Fauna Silvestre do Estado de São Paulo, coordenado pela Fundação Florestal. Este programa conta com a participação da Coordenadoria de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental - CINP, do Instituto Florestal, do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB e da Polícia Militar Ambiental.

São objetivos do programa desenvolver projetos específicos para animais silvestres ameaçados de extinção, viabilizar estratégias para recolocação da fauna na natureza, promover estudos e o inventário da fauna do Estado. Também serão propostas parcerias e convênios com universidades, ONGs e iniciativa privada, além de elaborar ou colaborar com planos de manejo de fauna, criar rede de informações regional e participar nas redes nacional e mundial de conservação, colaborar no combate ao tráfico de animais silvestres e contribuir para o aprimoramento das disposições legais de proteção à fauna silvestre.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.