MAIS DE 150 CRIANÇAS PARTICIPAM DE PRÁTICA PARA SALVAR O MOGNO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2002

As crianças visitaram o acampamento do Greenpeace na Esplanada dos Ministérios e praticaram um ritual de cura do mogno para enviar boas vibrações à votação no Chile, que deve acontecer amanhã. A vigília do Greenpeace junto a árvore de mogno na Esplanada dos Ministérios recebeu ontem a visita de mais de 150 crianças ligadas à Unipaz. As crianças tiraram fotos em frente a árvore de mogno, mandaram protestos pela Internet e participaram do ritual realizado pelo Xamã Severny Olenj, da Escola Siberiana de Altay.
Greenpeace
Os ativistas do Greenpeace explicaram às crianças a importância de proteger o mogno e as florestas como um todo e o por quê de estarem acampados ali, mas logo depois não puderam conter a euforia e a curiosidade das crianças: todas queriam entrar nas barracas do acampamento, abraçar a árvore de mogno, tirar fotos e mandar emails de protesto pelo computador alimentado por energia solar. Somente a chegada do Xamã Olenj e o ritual realizado ao redor da árvore conseguiram despertar ainda mais o interesse das crianças.

O Xamã Severny Olenj, natural da Grécia, veio diretamente de Campinas (SP) para o acampamento na Esplanada. O convite feito pelo Greenpeace para que o Xamã desse seu apoio à proteção do mogno e à inclusão da espécie no Anexo II da Cites (Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas) foi prontamente aceito, demonstrando a grande preocupação do Xamã e da Escola Siberiana de Altay com a natureza. Durante o ritual, o Xamã, as crianças e os ativistas do Greenpeace formaram um círculo ao redor do mogno existente no acampamento, abraçaram a árvore e enviaram boas energias para a

reunião da Cites, que está acontecendo no Chile até o dia 15 de novembro. A proposta de inclusão do mogno no Anexo II da Convenção deve ser votada amanhã. Assim como o Greenpeace, a Unipaz (Universidade da Paz) também é uma organização não-governamental, que depende de doações para continuar funcionando. O trabalho desenvolvido pela Unipaz visa a ocupar o tempo livre de crianças de comunidades carentes, oferecendo atividades complementares como pintura, esportes, trabalhos manuais e acompanhamento escolar, e evitando que essas crianças desperdicem seu tempo com a marginalidade.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.