GOLDEMBERG DETALHA SEU NOVO PROGRAMA À FRENTE DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2002

Ao falar dos seus planos para a nova gestão à frente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, anunciou que as unidades de conservação do Estado de São Paulo deverão ser beneficiadas com um empréstimo de U$ 30 milhões de dólares, que está sendo negociado com o BID/Banco Interamericano de Desenvolvimento. A idéia é dotar os parques de maior infra-estrutura para a visitação pública, criando condições para que se tornem auto-financiáveis. "Por enquanto vivemos um círculo vicioso, em que parques com potencial turístico, como é caso das unidades localizadas no Vale do Ribeira, não atraem visitantes porque não têm uma boa estrutura e não têm boa estrutura porque não geram recursos. Dessa forma, o número de visitantes nestas unidades não chega a 200 mil por ano, enquanto milhões de pessoas costumam visitar parques americanos ou europeus, por exemplo".

Outra forma de tornar os parques estaduais mais atraentes é a parceria com ONGs, facilitando a locação de recursos privados na manutenção das unidades de conservação, a exemplo do que já vem sendo feito pelo Ministério do Meio Ambiente em projetos na Amazônia. Segundo o Secretário, organizações como a SOS Mata Atlântica e o ISA - Instituto Socioambiental já se mostraram interessadas na parceria.

O Professor Goldemberg continuará empenhado também em tornar o sistema ambiental mais ágil e racional, o que ele resume como "colocar a máquina para funcionar". Isso começou a ser feito assim que assumiu a pasta, em fevereiro de 2002, principalmente em relação a processos de licenciamento e a pendências que existiam na Secretaria do Meio Ambiente até o início deste ano.

"Há cerca de um mês conseguimos aprovar os dois decretos que vão modernizar a atuação da CETESB e que implicam em mudanças importantes. A primeira delas é a que cria a obrigatoriedade da renovação da licença ambiental. Com isso, as empresas terão que passar por avaliações mais constantes, o que facilitará a introdução do conceito de produção mais limpa, pois induzirá a modernização de seus processos produtivos para atender as exigências ambientais. A segunda mudança é a que permite a descentralização do processo de licenciamento para fontes menos impactantes e que podem ficar sob a responsabilidade do município, liberando a CETESB para uma atuação mais firme e freqüente junto as grandes fontes", explica Goldemberg.

A proposta de modernização atinge também os órgãos de administração direta, como é o caso do Instituto Florestal, que deverá ganhar maior agilidade na nova gestão de Goldemberg. "Estamos procurando a melhor forma jurídica para a sua a atuação, o que talvez seja a transformação em uma autarquia. Mas isso ainda vai ser mais detalhado", garantiu . O que já está definido, segundo o Secretário do Meio Ambiente, é a racionalização da distribuição dos órgãos que têm atendimento descentralizado, como é o caso da CETESB, do DEPRN e da Polícia Ambiental, com um total de aproximadamente 70 escritórios em diversos pontos do Estado. "A idéia e dinamizar o atendimento e racionalizar a atuação do sistema ambiental no Estado, seguindo o conceito do Poupa Tempo. Desta forma, pretendemos reunir o atendimento destes três órgãos em uma mesma unidade, que estarão divididas por Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos/UGRHIs".

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.