IBAMA DÁ MAIS UM PASSO NA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
NO PARQUE DA SERRA DA BODOQUENA/MS

Panorama Ambiental
Mato Grosso do Sul – Brasil
Dezembro de 2002

O Ibama comprou mais uma área do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no município de Bonito, em Mato Grosso do Sul, criado em setembro/2000 para a proteção dos biomas Mata Atlântica e Cerrado e da biosfera do Pantanal. A nova aquisição é a Fazenda Boqueirão, com 5.600 hectares, de propriedade de Antonio Conte e Maria Aparecida Baião. A escritura pública foi assinada semana passada pelo presidente do Ibama, Rômulo Mello.

A fazenda foi paga parcialmente com recursos provenientes da compensação ambiental do gasoduto Brasil/Bolívia, informou o coordenador-geral de Conservação de Ecossistemas do Ibama, Sergio Brant. Ele garantiu que a regularização fundiária do parque está prevista no orçamento do Instituto para indenizar todos os proprietários de terras dentro da unidade de conservação. Como os 76 mil 481 hectares da Serra da Bodoquena fazem fronteira com o Paraguai, é necessária a ratificação dos títulos pelo Incra.

A primeira compra foi a Fazenda Colorado, com 480 hectares, em 09/08/02; a segunda, foi a Fazenda Santa Fé, com 483 hectares, em 03/10/02; e, em 22/10/02, o Ibama comprou a Fazenda Bocaina 4, com 531 hectares. Novas aquisições estão previstas para o início do ano.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.