PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO PROMOVE
CURSO DE GUARDA-AMBIENTAL MIRIM

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2003

Durante o período de 27 a 31 de janeiro de 2003, aconteceu na Sede do Parque Estadual “Carlos Botelho”, o “Iº Curso de Guarda Ambiental Mirim”, ministrado pela Polícia Ambiental de Itapetininga, com o apoio de profissionais e monitores do Parque.

OBJETIVO ESPECÍFICO

O curso, que contou com 25 participantes, com idade entre 12 e 17 anos, moradores do município de São Miguel Arcanjo e bairros Abaitinga e Guararema, teve por objetivo despertar nos mesmos a consciência de preservação da natureza, através de formação básica ministrada pelo 3º Pelotão de Policiamento Ambiental de Itapetininga/SP, em conjunto com o Parque Estadual “Carlos Botelho”.
Assim, envolvidos no curso em atividades educativas e culturais, com orientação e dirigida à preservação do meio ambiente, os "Guardas Ambientais Mirins" serão, num futuro próximo, adultos que contribuirão para um ambiente mais saudável e global. Conheceram também durante o curso, toda a rotina de operação e atuação da Polícia Ambiental junto à sociedade, inclusive, em temas ligados ao meio ambiente urbano e as interfaces dos trabalhos preventivos e corretivos em conjunto com o Parque.
Dentre os temas abordados, o participante teve oportunidade de conhecer um pouco sobre cidadania, legislação ambiental, técnicas de primeiros socorros, monitoria ambiental etc.
O curso teve duração de 40 horas, objetivando preparar o participante a desenvolver atividades relacionadas ao Parque, principalmente com a futura conclusão das obras da SP 139, e sua posterior transformação em Estrada-Parque, o que demandará mão de obra local e capacitada para as atividades de monitoria ambiental, voltadas para o turismo agroecológico, visando à geração de empregos para a efetiva proteção do meio ambiente.
Devido à boa receptividade, o Parque Estadual “Carlos Botelho” planeja a realização do referido curso em uma outra oportunidade, para que outros adolescentes possam participar do mesmo.
Por José Luiz Camargo Maia/Célio Paulo Ferreira – São Miguel Arcanjo (SP)

Fonte: Ibama/Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.