TERMINA INCÊNDIO EM BARCELOS DEPOIS DE
QUEIMAR 240 KM² DE SAVANA E FLORESTA

Panorama Ambiental
Belém (PA) Brasília (DF) São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2003

O incêndio no município de Barcelos (450 Km de Manaus/AM) terminou na última segunda-feira (03/03), depois de mais de duas semanas queimando áreas abertas de savana e floresta. Foram oito focos de mais de 240 km2 (distante 70 Km da sede do município), que tiveram a ação decisiva da brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros de Manaus, treinada pelo Proarco/Prevfogo, do Ibama, além da ajuda das chuvas que caíram na região nos últimos dias.
A brigada dos bombeiros levou à área 60 homens na segunda-feira (24/02), com equipamentos como abafadores e borrifadores, que debelaram em quase uma semana os oito focos e uma grande área de incêndio. Três comunidades corriam risco de ser atingidas pelo fogo caso os ventos mudassem de direção, o que não aconteceu.
Casos de incêndio no município não são novidade. “Existem grandes áreas de savana, onde o fogo se inicia e se extingue, sem levar perigo às comunidades, que são poucas naquela região”, explica José Leland, gerente-executivo do Ibama no Amazonas.
As prováveis causas dos vários focos de incêndio podem ser fogo para limpar terrenos de roçado e, principalmente, pequenos fogos em acampamentos de pescadores ao longo dos rios. “O agravante desses casos foi a longa estiagem, quando o município ficou sem chuva por mais de dois meses, deixando a mata baixa muito ressecada, o que permitiu o fogo se alastrar com facilidade”, diz Leland.
Exército, Marinha e Aeronáutica se colocaram à disposição do comando de operações para dar suporte e infra-estrutura de transporte, alimentação e o que fosse necessário. No estado do Amazonas, a estrutura para o combate a incêndios florestais conta também com a Polícia Ambiental, que tem mais de 30 homens treinados pelo Prevfogo.
A estrutura de combate foi montada pelo Proarco/Prevfogo e pelo Corpo de Bombeiros numa sala do Sivam, em Manaus. O incêndio foi detectado num sobrevôo por pilotos de um hotel de selva naquele município, que deram o alerta aos órgãos ambientais. O hotel disponibilizou dois hidroaviões para ajudar no combate ao incêndio.
Por Cristóvão Nonato

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Cristóvão Nonato

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.