SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS
PREPARA PROPOSTA PARA O SEDE ZERO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003

A Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente está planejando sua proposta para o programa Sede Zero, o qual envolverá diversos atores em diferentes áreas de governo e da sociedade. Durante reunião da Câmara Técnica de Análise de Projeto, essa proposta foi apresentada por Celso Marcatto, técnico da Diretoria do Programa de Estruturação. Segundo ele, a proposta é para um projeto social que demandará ações de curto e de médio prazos, tendo como marcos referenciais as diretrizes do ministério: desenvolvimento sustentável, transversalidade, controle social e o pacto federativo socioambiental.
Desse esforço, farão parte ações de recuperação de nascentes, de matas ciliares, o combate ao desperdício, medidas de baixo custo para propiciar o acesso à água potável e até a realização de grandes obras de saneamento ambiental. O objetivo é ampliar a oferta de água de boa qualidade à comunidades rurais, urbanas, indígenas, remanescentes de quilombos e assentamentos de reforma agrária do País.
A SRH está recebendo sugestões para a metodologia e ações propostas em seu projeto. Para visualizar a apresentação, acesse a página do Conselho em Câmaras Técnicas/CTAP/Apresentação anexa à ata da 24ª reunião. Contribuições deverão ser encaminhadas para celso.marcatto@cnrh-srh.gov.br.
A data prevista para a próxima reunião da câmara é 17 de junho, quando a diretoria deverá retornar à CTAP para expor a evolução da proposta.

Sede Zero

Em decorrência de sua diversidade natural, o Brasil tem desde áreas com abundância de recursos hídricos até regiões com escassez de água. A dificuldade de acesso ao recurso de algumas comunidades rurais é uma realidade, onde se verifica o abastecimento com caminhões pipa ou a necessidade de extensos deslocamentos em busca de água. Existem ainda programas paliativos ou emergenciais, sem uma solução mais efetiva.
A exclusão social e política, associada à falta de água é flagrante. Embora outros fatores estejam associados ao índice de desenvolvimento humano (IDH), cabe registrar que a Região Nordeste, com menor potencial hídrico do país, de 3,3% do total, também tem um IDH de 0,608, o menor do Brasil.
Para começar a reversão desse quadro, vem sendo construído o Sede Zero, como a outra face do Fome Zero. O programa quer, por meio de um conjunto de intervenções integradas de governo, assegurar a cada brasileiro o direito a uma quantidade diária de água de boa qualidade, conforme prevê a Agenda 21. Farão parte do esforço a recuperação de nascentes, de matas ciliares, combate ao desperdício, medidas de baixo custo pra prover o acesso à água potável e até a realização de obras de saneamento ambiental.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.