COMEÇA TEMPORADA DE DESOVA
DE TARTARUGAS MARINHAS NA BAHIA

Panorama Ambiental
Eunápolis (BA) - Brasil
Outubro de 2003


Ibama/Divulgação
A temporada de desovas de tartarugas marinhas já começou no Extremo Sul da Bahia. Os primeiros doze ninhos foram encontrados desde o final de setembro e muitos outros devem surgir nos próximos meses. Até março, são esperadas cerca de 300 desovas feitas por fêmeas de quatro espécies, que voltarão às praias em que nasceram no Sul da Bahia para construírem ninhos na areia e depositarem seus ovos.
O pico da temporada começa nas próximas semanas. Vai da segunda quinzena de novembro a meados do mês de dezembro. Ao final, apenas nas desovas que são regularmente acompanhadas, devem nascer na região cerca de 26 mil filhotes.
Os dados são da organização não governamental Projeto Amiga Tartaruga (PAT),
que há 5 anos assina o Protocolo para Proteção das Tartarugas Marinhas com o Projeto Tamar / Ibama para monitorar as desovas em cerca de 200 km de litoral no Sul da Bahia, atuando principalmente no trecho entre as cidades de Prado e Belmonte.
Segundo o coordenador geral da organização, Paolo Botticelli, das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, quatro procuram regularmente as praias do Extremo Sul da Bahia. "Todas estão na lista internacional de espécies ameaçadas de extinção, sendo que duas delas, a tartaruga gigante e a tartaruga de pente constam como criticamente ameaçadas na lista da União Internacional pela Conservação da Natureza", relata Paolo. As outras tartarugas que procuram as areias quentes do Sul da Bahia para depositarem seus ovos são as tartarugas cabeçuda e oliva. Indivíduos juvenis de uma quinta espécie de tartaruga, a verde, freqüentam esse trecho do litoral para se alimentar.
Desde o início do mês, a ONG fornece ajuda de custos a três colaboradores remunerados que monitoram diariamente as praias para encontrar e proteger as desovas. O objetivo é registrar a chegada das fêmeas e apagar os rastros deixados na areia para que o ninho não seja encontrado por possíveis predadores. A equipe de campo do PAT conta ainda com dois estudantes de biologia que atuam como estagiários, três biólogos voluntários, e cerca de outros 200 colaboradores eventuais. A educação ambiental é uma das ações prioritárias. De janeiro a setembro deste ano, mais de 8.000 pessoas já assistiram a palestras oferecidas pelos voluntários da entidade.
O Projeto Amiga Tartaruga recebe visitas técnicas periódicas dos técnicos do Projeto Tamar / Ibama, que mantém 20 bases no país e monitora cerca de 1.000 km de litoral. Por ano, o Tamar acompanha o nascimento de cerca de 600 mil filhotes de tartarugas marinhas, número que ultrapassa 10 milhões desde a criação do Centro.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.