MINISTRA DO MEIO AMBIENTE
RECEBE NOVO PRESIDENTE DA SBPC

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2003

No encontro, Marina Silva conversou sobre transgênicos e recursos genéticos

A ministra Marina Silva recebeu, na noite de terça-feira (29), o novo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candoti, e os professores João Cláudio Todorov, Isac Ruitoam e Gláucia Oliveira.. A ministra falou sobre a posição e o trabalho do ministério em relação aos transgênicos e aos recursos genéticos. Também participaram do encontro o secretário executivo do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), Eduardo Vélez, o gerente do Projeto de Recursos Genético, Rubem Nodari, e do coordenador do Programa de Educação Ambiental, Marcos Sorrentino.
Segundo a ministra, em relação aos transgênicos, o MMA está discutindo dentro do Governo uma política que leve para o licenciamento ambiental. "Nosso esforço é sair desse falso dilema ‘dos contra e dos a favor’. Temos que ter capacidade de avaliar e de ver o melhor uso dessa capacitação", disse. Marina Silva lembrou que, enquanto o Governo define a política para os organismos geneticamente modificados, o ministério já regulamentou os procedimentos para pesquisa e conseguiu a aprovação do Projeto de Lei que obriga a rotulagem dos produtos com transgênicos.
Quanto a preocupação dos cientistas ao acesso as pesquisas de recursos genéticos, a ministra afirmou que o ministério está trabalhando na aprovação, junto ao Congresso Nacional, de uma nova legislação para substituir a Medida Provisória de 2001, que regula o uso dos recursos genéticos. Segundo ela, "o espaço é profícuo para retomar as conversações e aprovar, com mudanças, os projetos que já tramitam no Congresso há nove anos. Enquanto isso o CGEN, junto com o Ibama, Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) estão trabalhando com algumas propostas que visam facilitar o acesso dos cientistas a pesquisa genética.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de Imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.