MMA E GOVERNO DE MINAS ANUNCIAM NOVAS AÇÕES
PARA COMBATE AO DERRAME DE CATAGUASES

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Abril de 2003

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Ibama, Marcus Barros, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, sobrevoaram por mais de uma hora, na manhã desta sexta-feira, a região atingida pelo acidente causado pelo rompimento de uma barragem do depósito de rejeitos da indústria Cataguazes de Papel, na Zona da Mata mineira. Eles foram avaliar o impacto do derrame dos resíduos, que atingiu o córrego do Cágado, o Rio Pomba, o Rio Paraíba e várias cidades da região e do Rio de Janeiro.
Para Marina Silva, o importante é resolver o problema o mais rápido possível. Segundo ela, os trabalhos das autoridades ambientais estão concentrados em três frentes: evitar maiores riscos de contaminação, principalmente para as populações; diminuir o impacto social; articular uma ação conjunta entre governos, órgãos ambientais e demais instituições, sem prejuízo à investigação das responsabilidades.
De acordo com a ministra, foi possível constatar a necessidade de se construir uma barragem na saída do córrego do Cágado, que tem uma vazão de dois metros cúbicos por segundo, conforme havia sido solicitado o governo do Rio de Janeiro. "Técnicos da ANA (Agência Nacional de Águas) e dos órgãos estaduais analisaram o caso e constataram que, com essa vazão, seria necessária uma barreira de grande tamanho, o que custaria tempo e não resolveria o problema", explicou. A saída encontrada foi: construção de pequenas barragens, isolando pontos mais críticos; drenagem com serragem e areia; bombeamento do material empossado no leito e nas margens dos mananciais atingidos; recuperação da barragem que se rompeu e reforço da outra barragem existente.
O governador de Minas Gerais se comprometeu a enviar a Cataguases e regiões representantes da Secretaria da Agricultura para avaliar quais atividades foram prejudicadas. "Esse será o primeiro passo. Em seguida estaremos adotando medidas de médio prazo para a recuperação das áreas degradadas e para recuperação dos rios afetados", salientou Marina Silva.
Nessa quinta-feira (3), o Ibama baixou Portaria proibindo a pesca nos rios atingidos por 90 dias, com possibilidade de prorrogação. Os pescadores artesanais atingidos ficam então aptos ao seguro-desemprego, como forma de compensação durante o período de defeso.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.