COMBATE AO FOGO É INTENSIFICADO
NO PARQUE DE ILHA GRANDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Cerca de 50 brigadistas voluntários estão se revezando no trabalho de combate ao incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande (PR), contando com a ajuda de dois helicópteros, um deles equipado com helibalde. Na passagem do satélite NOAA-12, ontem à tarde, ainda havia focos de calor na área limítrofe da unidade de conservação.
O combate ao fogo também está sendo intensificado no Parque Nacional de Pacaás Novos (RO), com a participação de 21 brigadistas do Prevfogo/Ibama e um helicóptero. A Floresta Nacional Carajás (PA) já está livre do incêndio que chegou a mobilizar até 80 homens no combate. Mesmo assim, o Ibama vem mantendo a unidade sob Alerta Amarelo, e realizando monitoramentos permanentes para evitar que novos focos venham ameaçar a unidade.
Hoje, o Ibama colocou a Floresta Nacional Purus (AM) em Alerta Amarelo, diante da identificação de vários focos de calor no interior da unidade. Permanecem em Alerta Amarelo o Parque Nacional da Serra do Divisor (AC), o Parque Nacional da Serra das Confusões (PI), as Florestas Nacionais de Jamari e Bom Futuro, e as Reservas Biológicas do Jarú e Guaporé, em Rondônia, e o Parque Nacional do Araguaia e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no Tocantins.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) saiu hoje do Alerta Vermelho, com a extinção do incêndio no interior da unidade. Brigada do Prevfogo/Ibama realizou monitoramento na Estação Ecológica de Uruçuí-Una (PI) diante da queima controlada de roçados em propriedades particulares. Na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO) foi constatada a presença de focos de calor nos limites da unidade.
Entraram hoje em Alerta Verde as terras indígenas de Camicuã (AM), Bacurizinho, Areões II, Irantxe e Capoto/Jarina (MT), Inawebohona, Kraolândia e Xerente (TO). Continuam em Alerta Verde as reservas de Areões, Parque do Xingu, Pimentel Barbosa (MT) e Parque do Araguaia (TO).
Ascom - (61)316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.