MINISTRA MARINA SILVA
EMPOSSOU DIRETORIA DO CEIVAP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2003

O Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul é o primeiro a cobrar pelo uso da água

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, empossou na última sexta-feira (06/06), às 10 horas, no Rio de Janeiro, à nova diretoria do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). Eleita no dia 30 de maio, a diretoria do Ceivap é formada pelo presidente, vice-presidente e secretário-executivo, e cumprirá mandato de dois anos. A solenidade de posse será no Hotel Novo Mundo, durante o seminário de Tecnologia da Água, promovido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Agência Nacional de Águas, do Ceivap e várias entidades de pesquisa na área de recursos hídricos.
Participam do evento a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, o ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e o secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, entre outras autoridades. O objetivo do seminário é fornecer um parâmetro do conhecimento científico e tecnológico sobre a questão da água em diversas entidades de pesquisa, discutindo ainda o uso e a preservação dos recursos hídricos.
Com 60 integrantes de vários setores usuários, o Ceivap é o primeiro comitê de bacia a implantar no Brasil a cobrança pelo uso da água (princípio poluidor-pagador). O prefeito de Resende (RJ), Eduardo Meohas, foi reeleito para o cargo de presidente do Comitê. Para os cargos de vice-presidente e secretário-executivo, foram eleitos, respectivamente, o representante do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Água e Esgoto de São Paulo, Antônio Evangelista, e o representante da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Fidias de Miranda.
Haverá também, logo depois da posse, a assinatura de um protocolo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Águas e o Governo do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo desta cooperação é promover a gestão integrada dos recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro através da concessão de bolsas de apoio e iniciação científica, eventos de capacitação e intercâmbio de experiências.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.