ESTRADA VELHA DE SANTOS
SERÁ REABERTA PARA VISITAÇÃO EM 2004

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Outubro de 2003


José Jorge/SMA

A SP-148, conhecida como Estrada Velha de Santos ou Caminho do Mar, será reaberta à visitação pública no primeiro semestre de 2004. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7/11), em conjunto, por secretários e secretários-adjuntos que procederam a uma vistoria no trecho de 16 quilômetros que liga Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, a Cubatão, na Baixada Santista. A estrada encontra-se interditada desde fevereiro de 1994, quando as chuvas destruíram diversos trechos da pista impossibilitando a passagem de veículos. Segundo o secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, com a conclusão das obras, serão permitidas apenas passeios a pé, em visitas monitoradas, segundo um projeto ecoturístico a ser implementado.
Além de Goldemberg, estiveram presentes à vistoria os secretários dos

Transportes, Dario Rais Lopes; da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles; e os secretários-adjuntos de Meio Ambiente, Suani Teixeira Coelho; de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Antonio Carlos Malufe; e da Cultura, Edmur Mesquita. Esteve presente ainda o prefeito de Cubatão, Clermont Castor. Os secretários ouviram as explicações de técnicos da Desenvolvimento Rodoviário S.A. - DERSA, sobre o trabalho de reconstrução de dois trechos da pista que haviam sido destruídos pela enxurrada de 1994 e que deram lugar a duas pontes, nas proximidades do km 50 da estrada. O professor Goldemberg salientou que as obras se revestiram de uma preocupação ecológica, com utilização de troncos de eucalipto.
Além das obras na estrada, foram avaliadas também as condições de conservação do monumento histórico conhecido como Padrão do Lorena,
José Jorge/SMA
José Jorge/SMA
em um ponto de cruzamento da antiga Calçada do Lorena com o Caminho do Mar, que possui painéis de azulejaria lateral que ilustram cenas do século VXIII, com tropeiros e mulas carregando mercadorias. Trata-se de um monumento histórico erguido em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena, ex-governador da Capitania de São Paulo e responsável pelo calçamento do caminho, concebido em zigue-zague para vencer o desnível de mais de 800 metros nas encostas da Serra do Mar e construído com pedras para suportar o tráfego que se avolumava em conseqüência do aumento do comércio no Porto de Santos, por volta de 1790. De acordo com o secretário João Carlos Meirelles, as obras de recuperação dos monumentos históricos demandarão um tempo maior, com previsão de conclusão para daqui a um ano e meio.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Mário Senaga

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.